luis caballeroa
O chef peruano Luis Caballeroa. (Foto: Arquivo Pessoal)

O chef peruano Luis Caballeroa está radicado em Porto Alegre há 5 anos. No Estado já trabalhou em restaurantes como 300 Cosmo Dining Room, Dado Bier e Zero Sen. Desde o início do ano, atua de forma independente ministrando cursos e atuando como personal chef levando a gastronomia de seu país para a casa do cliente. Atualmente é um dos chefs residentes do Embaixada Gourmet Experience que acontece até 7 de setembro na Casacor RS. Confira a entrevista:

Quando e por que você decidiu ser cozinheiro? Eu cresci entre panelas e frigideiras, minha avó é uma ótima cozinheira, cada prato que ela fazia era uma explosão de sabores e isso me ajudo muito a escolher essa profissão.

Quando veio para o Brasil? Estou no Brasil quase 5 anos, cheguei aqui pra trabalhar em um restaurante fusion da cozinha japonesa com peruana. Como eu gosto muito de cidades tranquilas fiquei por Porto Alegre mesmo.

Quais chefs te inspiram? Os chefs peruanos Gastón Acurio e Virgílio Martinez.

Quais as tuas influências na gastronomia? Peruana, francesa e italiana.

Qual ingrediente não pode faltar na sua cozinha? Cebola, sal, alho e pimenta.

Que restaurantes frequenta quando está de folga? O que mais te chama atenção? Aqui no Sul procuro muitos lugares com carne ou peixe. Gosto do BAH Restaurante, Mandarinier e Zero Sen.

luis caballera

Na cozinha qual o principal erro que se pode cometer Limpeza e organização são fundamentais. Eu acho que se faltar isso pode acabar com tua cozinha.

O que é tendência em gastronomia atualmente? Comida peruana está muito em alto. Eu quero que aqui no Sul as pessoas se acostumem a comer outros pratos peruanos, além do ceviche.

Uma harmonização perfeita? Cerveja + ceviche.

ceviche luis caballero
Ceviche clássico. (Foto: Luis Caballeroa)

De onde vem inspiração para criar seus pratos? Parte da casa da minha vó e parte da Le Cordon Bleu onde eu me formei.

Quais os planos para o futuro? Fazer um restaurante que tenha um pouco das experiências já vividas.

Se você soubesse que morreria hoje, qual seria sua última refeição? Nossa já quer me matar hahaha… Ceviche bem picante com arroz com mariscos.

Acompanhe o chef pelo Instagram/l.caballeroa



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here