Conhecida pela variedade de espécies de peixes utilizados em seus pratos, a gastronomia peruana tem ganhado grande destaque no paladar dos brasileiros. Originária dos tempos dos índios pré-colombianos, a tradição em usar os pescados se agrega aos costumes dos conquistadores espanhóis que acrescentaram a esta rica gastronomia a pimenta, a batata e o milho- sendo este, um dos mais importantes elementos da cozinha do Peru.

Diante desta variedade de ingredientes, os peruanos deram vida aos próprios pratos como Ceviche, que na versão natural, é feito com peixe marinado em limão, coentro, cebola e pimenta. E este prato originou outras várias outras derivações e se consagrou como o prato-símbolo da cozinha peruana. E o Ceviche virou livro nas mãos do chef Martin Morales.

Fundador do conceituado restaurante que leva o nome do tradicional prato, o chef reúne cem pratos da culinária peruana em Ceviche, eleito o Melhor Livro de Receitas pelo jornal The Sunday Times, da Inglaterra.

Morales compartilha memorias e curiosidades sobre a história da cultura gastronômica do Peru. Além disso, apresenta ingredientes andinos, como batata, feijão e quinoa, frutos do mar, frutos e temperos da região amazônica, e mostra como combiná-los com alimentos da cozinha espanhola e de povos africanos, chineses, japoneses e italianos.

As opções de ceviche prato tradicional do pais e que consiste em peixes ou frutos do mar cozidos em uma marinada a base de cítricos são o destaque do volume, que inclui ainda comidas de rua, peixes, carnes, saladas, pratos vegetarianos, sobremesas e bebidas.

Os sabores da culinária tradicional peruana podem ser apreciados com o Don Ceviche (feito de robalo e o mais pedido do restaurante), os Anticuchos de Corazon (espetinho de carne marinada) e o Sorbete de Aguaymanto (preparado com a fruta típica fisalis). Algumas receitas revisitam a tradicao, acrescentando um toque contemporâneo e o caso do Picante de Cuy Mentiroso, que leva carne de coelho em vez de porquinho-da-índia, o cuy.

Ceviche. Culinária Peruana tradicional e contemporânea.
 Autor: Martin Morales
Páginas: 256
Ano de edição: 2015
Edição: 1ª

Ceviche-livro-2

 

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here