Marcos Costacurta é idealizador das lojas Divina Terra. (Foto: Sabina Fuhr)

Atento ao alto potencial de crescimento do mercado fitness no Brasil, o empresário Marcos Costacurta lançou em 2011 a Divina Terra. A aceitação do público foi grande e logo surgiram interessados em serem fraqueados da loja que comercializa mais de cinco mil produtos naturais, que se dividem em sem glúten, sem lactose, veganos, orgânicos, integrais, diet, vitaminas, chás, gourmets, suplementos e grande variedade de oleaginosas, frutas, farinhas e outros itens a granel. A expansão já ultrapassou as fronteiras gaúchas e chegou a Santa Catarina. Estima-se que em 2018 esteja em funcionamento 20 lojas Divina Terra.

Existe algum empreendedor em sua família? Tem alguém como modelo?
Meu pai sempre foi da agricultura, mas sempre empreendeu muito, diversificando os modelos de negócios e sempre fez a diferença no seu ramo de trabalho.

O que fazia antes da abertura da Divina Terra?
Sempre trabalhei na área de alimentação. Primeiro em grandes multinacionais como Parmalat e Nestlé, nas áreas de marketing e vendas e depois abri uma empresa com marca focada na alimentação saudável para venda em mercados e padarias.

Como surgiu a ideia de abrir a Divina Terra?
Com a empresa de alimentos naturais que vendia para os mercados, tinha os fornecedores de qualidade e com preços baixos, pois eu comprava em grande quantidade. Tive a ideia de vender a granel, diretamente para o público final. Na época, a população de São Leopoldo e região tinham que ir até o Mercado Público para ter produtos acessíveis.

Logo a loja foi um sucesso, eu e minha esposa Kerlin Schmitz (que na época começou a cursar nutrição), fomos estudando, pesquisando e viajando muito para aumentar a gama de produtos. No terceiro ano, abrimos a loja de Novo Hamburgo, onde entrou o atual sócio Sérgio Costa.

+  Divina Terra: Melhor Loja Fit de Porto Alegre

Quantas lojas Divina Terra já existem no momento?
Depende quando a matéria será publicada (risos). Até o momento são nove. Seis no Rio Grande do Sul (São Leopoldo, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Lajeado e Sapiranga) e três em Santa Catarina (Florianópolis, Balneário Camboriú e Itajaí.

Desde o início o negócio foi pensando para tornar-se uma franquia?
Não, a ideia veio depois da abertura da loja de Novo Hamburgo, onde começaram a vir muitos candidatos nos procurando para serem franqueados.

Quais os requisitos fundamentais para ser um franqueado Divina Terra?
Dedicação com o negócio, identificação com o segmento, capacidade de investimento, facilidade de comunicação e relacionamento e boa índole.

+ Divina Terra: Melhor Loja Fit de Novo Hamburgo

Como está sendo a prospecção de franqueados?
Ainda não fizemos nenhum anúncio para franquear lojas. As atuais e as lojas que estão inaugurando, são de franqueados que eram clientes ou por meio de indicação conheceram a loja e se identificaram.

Qual o plano de expansão até o final de 2018?
Devido à demanda, creio que vamos terminar 2018 com mais de 20 lojas.

A venda on-line também está tão aquecida quanto às lojas físicas?
Encerramos as vendas online para não conflitar com as lojas físicas de nossos franqueados. Temos vendas para outras regiões do país por telefone, aplicativo e redes sociais.

Consegue traçar um perfil do público da loja ou ele é bem variado?
Muito variado, apesar de ter uma parcela do público feminino dos 18 até os 35 anos que se sobrepõe, temos clientes de todas as idades e de classes A, B e C.

Qual é o segredo para empreender em tempos de crise?
Ter diferenciais que mantenham teu cliente e buscar aquele que ainda não é.

+ Divina Terra: Melhor Loja Fit de São Leopoldo

O que diria a alguém que está pensando em iniciar um negócio?
Pesquise muito bem o ramo de negócio, trace estratégias, repare todos os atuais e possíveis concorrentes, pense num bom plano de marketing e trabalhe muito. A dica é abrir uma franquia da Divina Terra!

Como você vê seu mercado daqui 5 ou 10 anos?
O mercado saudável está em franco crescimento, não é “uma modinha” e sim uma tendência. As lojas do ramo terão que estar muito bem preparadas, o mercado está evoluindo muito rápido e novidades estão chegando o tempo todo. As grandes redes de lojas irão se sobrepor, como as farmácias estão fazendo hoje. Os supermercados também serão fortes concorrentes, já estão se ligando na tendência e aumentando muito os espaços de produtos saudáveis.

SIGA NOSSO INSTAGRAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here