COMPARTILHE
Chef Marcos Livi. (Foto: Adriana Franciosi)

Jantar Verissimos  inspirado na literatura e Culinária Indígena para Crianças integram a programação

No dia 12, quinta-feira, as obras dos escritores Erico e Luis Fernando Verissimo inspiram o Jantar Verissimos. Comandado pela jornalista Bete Duarte e o Chef Marcos Livi, o primeiro evento da série Literatura e Gastronomia do ano terá a presença de Luis Fernando e sua esposa, Lucia Verissimo, com apresentação musical especial de Pedro Verissimo.

Já no sábado, 14 de abril, está especial para as crianças com o Curso de culinária indígena com a chef Graciela Martins.

Confira detalhes da programação que envolve gastronomia:

Literatura e Gastronomia – Jantar Veríssimos
Dia 12 de abril, quinta-feira, das 20h às 22h

Por Bete Duarte e Marcos Livi, com a presença de Luis Fernando e Lucia Verissimo

Música: Pedro Verissimo

No dia 12 de abril, quinta-feira, das 20h às 22h, o Instituto Ling promove o primeiro Literatura e Gastronomia do ano, com jantar inspirado na obra de dois dos maiores escritores gaúchos: Erico Verissimo e Luis Fernando Verissimo. A noite vai contar com a presença de Luis Fernando e sua esposa, Lucia Verissimo, e terá uma apresentação especial do músico Pedro Verissimo.

Concebido pela jornalista Bete Duarte, o projeto revisita obras literárias que servem de inspiração para a descoberta de sabores e para a releitura de cardápios, que ganham um toque de modernidade. No Jantar Verissimos, o cardápio foi criado pelo Chef Marcos Livi, que elaborou uma refeição em seis etapas, intercalando e mesclando ingredientes tradicionais da gastronomia gaúcha com elementos da cozinha internacional contemporânea.

O Jantar Verissimos conta com o apoio da Guatambu – Estância do Vinho e Carne Certificada Hereford.

Bete Duarte é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Foi editora do caderno Gastrô de Zero Hora e é especializada em jornalismo gastronômico.

Considerado um dos maiores pesquisadores da culinária da região sul, Marcos Livi começou no universo da gastronomia depois de um estágio no Grupo Accor Hotéis. Na época, Livi era estudante de hotelaria e o emprego lhe permitiu desempenhar funções como estoquista, ajudante de cozinha, garçom, auxiliar de bar e até barman. Depois da experiência, decidiu continuar na área de alimentos e bebidas. Atualmente é sócio proprietário dos bares Veríssimo e Quintana, ambos em São Paulo, e que prestam homenagem aos autores brasileiros.

Inscrições: http://www.institutoling.org.br/cursos/literatura-e-gastronomia-jantar-verissimos.html
Investimento: R$ 220,00. Os valores podem ser parcelados em até 06 vezes nos cartões de crédito.

Culinária Infantil: As delícias da cultura indígena
Dia 14 de abril, sábado, das 15h às 18h

Nessa oficina as crianças vão conhecer um pouquinho da cultura e da culinária indígena. De maneira lúdica e saborosa vão preparar a própria tapioca colorida, aprender a fazer um delicioso espetinho de milho e um docinho de chocolate com um ingrediente muito comum para a cultura indígena, a batata doce. Conduzidos pela Chef Graciela Martins, os pequenos vão descobrir que os principais ingredientes usados na culinária indígena estão presentes nas refeições do dia a dia. Essa atividade destina-se para crianças a partir dos 8 anos, que podem levar seus aventais e toucas de cozinha para a oficina.

Graciela Martins é cozinheira formada pelo SENAC-RS. Tem no currículo passagem pelas cozinhas do Chef Marcos Livi, do Quintana e Veríssimo Bar, e do Chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó e Esquina Mocotó, todos em São Paulo, além de ter trabalhado ao lado de chefs gaúchos como Carlos Krinstensen, do Hashi, e Marcelo Schambeck, do Del Barbiere. Graciela ministra oficinas para adultos e desde 2015, desenvolvendo um trabalho de educação alimentar, que inclui o aprendizado sobre hortas, meio ambiente e nutrição, sempre utilizando a culinária como ferramenta. Graciela presta consultoria a bares e restaurantes e tem se dedicado à criação do blog A Graça na Cozinha, ainda em fase de desenvolvimento, que vai abordar temas como saúde, hortas, viagens, estilo de vida e culinária.

Classificação Etária: a partir dos 03 anos
Duração: 3h (1 encontro de 3h)
20 vagas
Investimento: R$ 80,00. Pagamento em até 6 (seis) parcelas, com cartão de crédito.
http://www.institutoling.org.br/cursos/culinaria-infantil-as-delicias-da-cultura-indigena.html
Informações: (51) 3533-5700

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

www.institutoling.org.br
Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Fone: 51 3533-5700
instituto.ling@institutoling.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here