A Salumeria Monte Bello comemora, neste sábado, 14 de abril, 20 anos de sua existência. Em 1998, Airton Empinotti, visionário Engenheiro Agrônomo, começava a produzir embutidos artesanais, com o objetivo de resgatar produtos que estavam se perdendo culturalmente, devido aos processos de industrialização.

Em meio à Serra do Mar, no alto da Estrada da Graciosa em Quatro Barras, a Salumeria encontra o clima ideal para sua produção, o que garante características únicas de sabor aos embutidos.

Atualmente na segunda geração, a pequena empresa familiar produz cerca de 30 produtos, mantendo sempre sua origem de produção artesanal. À frente do negócio atualmente, Marcelo Empinotti e Lai Pereira, filho e nora do fundador, ampliaram as atividades na chácara onde são produzidos os embutidos.

“Muita gente nos procurava, pedindo para conhecer o local da produção. Porém, como a empresa é pequena e familiar, estamos sempre envolvidos diretamente na produção e gerência, por isso não conseguíamos dar a atenção necessária aos visitantes. Então, decidimos abrir o restaurante rural, em 2016, para poder receber as pessoas diretamente.”, conta Marcelo. Naquele ano, os almoços aconteceram a cada mudança de estação, para celebrar os alimentos de cada época, segundo os preceitos do Slow Food. “A aceitação foi tão boa que agora nosso almoço faz parte do roteiro rural de quem busca um dia de tranquilidade com boa comida, fugindo da cidade”, completa Lai. A partir de 2017 os encontros passaram a ser mensais e continuam com a proposta de buscar os produtos sazonais e da região da Graciosa.

Para a criação dos menus, os cozinheiros visitam outros produtores e agricultores e da roça sai toda a alimentação servida no almoço. Tudo fresco e seguindo a época natural de cada alimento, garante mais sabor e qualidade aos pratos servidos.

Assim, dia 14 de abril acontece a 18ª edição dos almoços. Esta é uma data especial, ocasião em que a Salumeria comemora 20 anos de atividade. A chef convidada para cozinhar a quatro mãos com Marcelo, é a Fernanda Zacarias, proprietária da Ragú Rotisseria, espaço dedicado à boa mesa e tem como pilares a alimentação saborosa, saudável, prática e de consumo consciente. Com passagem pelo «The Taste Brasil 2017», Fernanda levou, a todos os pratos que apresentou, a identidade paranaense.

Para este almoço, Fernanda e Marcelo já visitaram os produtores da região e definiram o menu.

– Porchetta Monte Bello
– Ravioli de Frango Caipira
– Conservas de Legumes
– Arroz com Linguiça Defumada e Suan
– Além, claro, da tradicional mesa de antepasto, com vários embutidos da Monte Bello, queijos e pães artesanais, legumes e salada!
– Sobremesa: sorvete de leite defumado
– Suco, água e café inclusos

Data: 14 de abril de 2018
Local: Salumeria Monte Bello – Av. Dom Pedro II, 6457 – Quatro Barras – PR (para chegar ao local, o ideal é digitar “Salumeria Monte Bello” no Waze ou no Googlemaps. Se digitar o endereço, vai para outra localidade)
Horário: a chácara abre das 11 às 17h. O almoço é servido às 12.30, em sistema de banquete. É adequado chegar um pouco antes de servir.
Valor por pessoa: R$78,00. Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 12 anos o valor é de R$45,00 (bebidas alcoólicas à parte)

Reservas obrigatoriamente antecipadas: (41)99225.7239 ou vendasmontebello@gmail.com

Por Lai Pereira​

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here