Batata:

A batata é o terceiro alimento mais consumido no mundo e tem uma vasta diversidade em receitas

Um dos pratos mais comuns na mesa do brasileiro e um dos mais ricos em nutrientes em uma alimentação saudável e equilibrada, a batata é o terceiro alimento mais consumido no mundo. Tem uma produção mundial anual de aproximadamente 330 milhões de toneladas e em torno de um bilhão de consumidores diários de todas idades. Tanto é a sua importância, que ela está presente em várias receitas na culinária, como guarnição ou mesmo como prato principal.

Seus benefícios para a saúde

E os benefícios para a saúde são enormes. Segundo a professora de Nutrição e Gastronomia da Universidade Feevale, Maria Helena Weber, a batatas é rica em amido, possui algumas vitaminas como as do complexo B e C, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e por isso um alimento muito nutritivo. “É pobre em gordura e por conta disso, acaba não sendo um alimento muito calórico, é um alimento que tem uma quantidade boa de calorias, de energia por causa do carboidrato, o que faz bem para a saúde”, explicou.

Dicas para o preparo

Com relação ao preparo, já que a batata tem inúmeras formas, para que os nutrientes não se percam, Maria Helena sugere que seja cozido em pouca água, e essa água pode ser reaproveitada para cozimento de outro alimento, como o arroz, por exemplo. “Se conseguir cozinhar  com casca a vapor, é melhor,  porque preserva mais os nutrientes, assim como assada”, ressalta. A professora também chama atenção que quanto mais cozida, mais se perde vitamina C, mas isso não a torna menos nutritiva. “Há toda uma técnica de cocção que usamos para preservar o valor nutricional”, disse.

Batata Frita tem mais calorias

Um destaque especial sobre a batata frita, essa delícia que é preferência quase que unânime como acompanhamento. Conforme a professora Maria Helena, em 100 gramas de batata cozida, há 60 calorias, essa quantidade frita, tem 260 calorias, em vista da gordura. “É preciso ter cuidado com todas as frituras, consumir máximo duas vezes na semana, isso serve para qualquer alimento”, alertou. Quanto a possibilidade de restrição ao alimento, Maria Helena esclarece que qualquer pessoa que tenha algum problema de saúde como colesterol alto ou diabetes, precisa controlar alimentação, não especificamente as batatas, mas todos os alimentos da dieta, principalmente as frituras.

Aprenda a Fazer Batatas Fritas bem Sequinhas

frita

Conheça as variedades de batatas

  • Asterix: tem a casca rosada e polpa mais seca, ideal para fazer nhoque ou batata frita. Não é indicada para salada (fica quebradiça depois de cozida).
Batata asterix
Batata Asterix
  • Baraka: a casca é grossa e tem aparência de suja. A textura é intermediária (entre a monalisa e a asterix). Boa para fazer nhoque, assar e fritar. Dá até para assar com a casca, para preparos mais rústicos – se lavar bem com uma escovinha.
baraka
Batata Baraka
  • Monalisa: tem casca fina e brilhante. A polpa é mais aguada, ideal para ser cozida e virar salada ou purê.
Batata monalisa
Batata Monalisa
  • Bolinha: menor e arrendondada, é ideal para conservas, saladas ou aperitivos. A casca é bem fininha. Nem precisa descascar, basta lavar bem.
bolinha
Batata Bolinha

E a batata-doce?

Você sabia que a batata-doce, a queridinha de muitas dietas, não é batata? Pois fique sabendo que é uma raiz, assim como o aipim. De acordo com a professora Maria Helena, ela é chamada de batata pela semelhança de formato com a batata comum, que é, na realidade, um tubérculo. Tão saudável quanto a  inglesa, a glicose (açúcar) está disponibilizada de forma diferente. “A velocidade que essa glicose atinge a nossa corrente sanguínea é mais lenta do que a batata inglesa, o que faz ela ser absorvida mais devagar pelo organismo”, explicou.

Batata:

 A diversidade na culinária

Além de todos os benefícios para a saúde,  é um ingrediente muito usado na gastronomia para várias receitas de dar água na boca e muito requisitada. Para a chef e pesquisadora de culturas alimentares Ana Heidel, não há quem não coma batatas. “Faz parte da alimentação de dez entre dez brasileiros, é de fundamental importância na alimentação, não tem como não se referir a ela assim. Está no componente diário, na carne com batata, no purê, na fritas, e em alguns pratos mais elaborados, como o Gratin, por exemplo”, disse.

Bolinho de Batata Ralada

bolinho de batata ralada
Bolinho de Batata Ralada. (Foto: Sabina Fuhr)

Na cozinha da Ana há uma diversidade de receitas com batatas, inclusive no churrasco, servido com salada de batata defumada, assim como a batata rústica que é servida no A La Minuta, tem a chips de batata-doce que acompanha o carreteiro caldoso com carne defumada e também o búrguer. “Temos o Aligot, que é um clássico e adicionamos o queijo serrano”, conta.

Lagarto ao Vinho com Batatas Rústicas

Lagarto ao Vinho com Batatas Rústicas. (Foto: Oba Hortifruti)

Já Cristiano Paiva, do restaurante Evolução Gastronômica de Novo Hamburgo,  a batata é o ingrediente primordial para suas receitas portuguesas, principalmente as que são realizadas com o bacalhau, típicas daquele país.

Salada de Batata com Cenoura Agridoce

prato com salada de batata
Salada de Batata com Cenoura Agridoce. (Foto: João Ricardo)

Do cardápio, o Bolinho de Bacalhau e um dos pratos mais requisitados, que não só acompanham outros, como são petiscos saboreados sozinhos. “Utilizamos batatas como ingrediente principal na maionese, no purê, batata palha para salada de salpicão, ao murro para um bom bacalhau assado, para petisco, o bolinho de bacalhau, além da tradicional fritas”,  disse.

Batata Gratinada

Foto: Unilever/Divulgação

Região Sul é a segunda maior produtora de batatas no Brasil

A região Sul é a segunda maior produtora de batatas no Brasil, com 31,5% da produção nacional. São Francisco de Paula é o maior produtor do Rio Grande do Sul, com 4 mil hectares plantados, 108 mil toneladas/ano, 7 unidades de beneficiamento e uma indústria de chips e palha. A plantação de batatas movimenta cerca de R$ 63 milhões no município, gerando emprego e renda.

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