
Está cada vez mais comum levar para o trabalho a famosa marmita. Além de uma atitude consciente para aqueles que querem economizar um dinheirinho, é a forma ideal de comer algo mais saudável e fugir das tentações do self service e do fast food – além de ser mais seguro, pois você sabe a procedência do alimento que está consumindo. Para manter uma dieta balanceada, também é muito importante a ingestão de alimentos nos intervalos entre as refeições. Sendo assim, reservamos um cardápio especial do livro Cozinha vegana para o dia a dia, da autora Gabriela Oliveira, lançado recentemente pela Editora Alaúde, com receitas que conquistam todo o público – dos carnívoros aos veganos.
Grão-de-bico salteado com alho-poró e alecrim

Tempo de preparo: 10 min
Rendimento: 2-4 porções
Ingredientes
- 2 cenouras pequenas
- 1 alho-poró (só a parte branca)
- azeite a gosto
- 1 folha de louro
- 1 raminho de alecrim, mais um pouco para servir
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- 2 xícaras de grão-de-bico cozido
- Funcho e tomilho a gosto
- Folhinhas de alecrim para servir
Modo de Preparo
- Corte a cenoura e o alho-poró em rodelas finas.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e comece por saltear a cenoura com a folha de louro e o raminho de alecrim, em fogo médio, durante 1 a 2 minutos. - Junte o alho-poró e o shoyu e salteie por mais 2 minutos, mexendo regularmente.
- Junte o grão-de-bico; tempere com funcho e tomilho.
- Misture bem e desligue o fogo. Retire a folha de louro e sirva quente, decorado com folhinhas de alecrim.
Strudel de vegetais

Tempo de preparo: 45 min.
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
- 1 Massa Folhada
- ½ xícara de proteína de soja
- 1 colher (sopa) de shoyu
- ½ colher (sopa) de suco de limão-siciliano
- ¼ de colher (chá) de alho em pó
- 1 cenoura
- 1 abobrinha
- 1 beterraba pequena
- ½ repolho
- 200 g de buquês de couve-flor
- Pimentão em tiras (opcional)
- 3 dentes de alho
- 2 tomates maduros
- Azeite a gosto
- 1 folha de louro
- ½ colher (chá) de sal marinho
- páprica doce, tomilho e pimenta-de-caiena a gosto
- 1 colher (sopa) de vinho branco
- ½ xícara de leite vegetal
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- Sementes para polvilhar
- Vinagre balsâmico para servir
Modo de preparo:
- Num recipiente, deixe a soja de molho em 1 xícara de água quente por 15 minutos. Escorra e tempere a soja com o shoyu, o suco de limão-siciliano e o alho em pó.
Prepare os vegetais. Num ralador, rale a cenoura, a abobrinha (com a casca), a beterraba (sem a casca) e o repolho. Corte os buquês de couve-flor, pique o pimentão e os dentes de alho. Tire a casca e pique o tomate. - Numa frigideira com azeite, refogue o alho e o tomate com a folha de louro, em fogo médio, até o tomate ficar macio. Junte a cenoura e a abobrinha e deixe saltear por 2 minutos. Misture a beterraba, o repolho, a couve-flor e o pimentão; tempere com o sal, páprica doce, tomilho, pimenta-de-caiena e o vinho branco. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo regularmente, e adicione a soja. Salteie por mais 3 minutos e acerte o tempero. À parte, misture o leite com o amido. Despeje na frigideira e mexa durante 1 ou 2 minutos, até encorpar.
- Desenrole a massa folhada sobre o papel-manteiga. Disponha os vegetais no centro, ao longo do comprimento; dobre a massa de forma a cobrir tudo. Junte as pontas e pressione com os dedos umedecidos para selar a massa. Dobre as extremidades. Vire o rolo ao contrário com cuidado, para evitar que a massa abra quando assar. Pincele azeite ou água e polvilhe gergelim e linhaça.
Leve ao forno preaquecido a 200 °C, durante 20 a 25 minutos ou até dourar. Sirva quente, fatiado e regado com um fio de vinagre balsâmico.
Feijão-preto com shitake

Tempo de preparo: 20 min
Rendimento: 2-4 porções
Ingredientes:
- ½ abobrinha
- 100 g de cogumelos shitake
- 1 couve-chinesa ou acelga pequena
- Azeite a gosto
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 xícaras de feijão-preto cozido
- ½ xícara de caldo do cozimento do feijão
- Cominho, páprica doce e sal marinho a gosto
- Coentro picado ou folhas de hortelã para servir
Modo de Preparo
- Corte a abobrinha no sentido do comprimento e, depois, em pequenos cubos. Pique grosseiramente os cogumelos. Separe e rasgue as folhas da couve e corte os talos em tiras. Reserve.
- Aqueça uma panela ou uma frigideira grande com um fio de azeite; junte os dentes de alho esmagados e picados, a folha de louro e a abobrinha. Salteie em fogo médio por cerca de 2 minutos, até a abobrinha ficar macia.
- Acrescente o feijão e o caldo do cozimento do feijão (ou água), seguidos da couve e dos cogumelos. Tempere com cominho e páprica doce; se necessário, adicione uma pitada de sal. Deixe cozinhar durante 10 minutos, em fogo baixo, e desligue o fogo.
- Polvilhe coentro picado ou folhinhas de hortelã antes de servir. Pode ser acompanhado por arroz basmati e uma salada de tomate.
Já conhece nosso Instagram? Então Clique Aqui!