Foto: Joao Ricardo

Trazida na mala ao Brasil pelos imigrantes do norte da Itália, a polenta é um prato presente até hoje nas refeições dos gaúchos. Na época da imigração, o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a aceitar a receita feita com farinha de milho, água e sal.

Antes de chegar ao Sul, a polenta sofreu algumas alterações. Antigamente na Itália, a versão original do prato era um mingau de cereais, feita com aveia, trigo-sarraceno ou espelta. Os grãos eram moídos e cozidos na água.

O milho ainda não havia chegado até a Itália. O grão apareceu primeiro na Europa e foi a partir de Veneza que se espalhou pelo norte e centro da Itália. Nessa época, a polenta era o alimento do povo.

Ao longo dos séculos, a polenta chegou a outros países. Na área gastronômica, o alimento seguiu o mesmo percurso culinário que muitos outros pratos de origem humilde. Passou de comida popular a prato clássico, conquistando um lugar permanente nos cardápios de restaurantes luxuosos.

Prato Versátil

A polenta é muito versátil. Pode ser cozida e servida com manteiga e queijo, ou pode ser acompanhada de peixes, aves e carnes. Depois que esfria, pode ser fatiada e frita, grelhada ou assada. A chef Betina Oliveira destaca que a polenta faz parte do seu cardápio. “É um sucesso nas minhas receitas, ela pode acompanhar diferentes tipos de molhos, carnes e legumes. Além disso, a polenta é uma fonte de fibras, vitaminas e sais minerais”, comenta.

Livre de gordura quando preparada mole, a polenta é uma fonte de fibra, vitaminas e sais minerais. “Algumas polentas instantâneas contém glúten, como eu gosto muito de uma linha funcional achei a polenta instantânea Paganini excelente por não conter o glúten, sendo assim, liberada para celíacos.”

Para comprovar que a polenta combina com diversos pratos, Betina preparou duas receitas. A primeira delas é a polenta de forno ao molho de tomate, uma opção prática para as refeições do dia a dia. Para ocasiões que demandam um prato mais sofisticado, a chef indica a receita da polenta cremosa com cogumelos selvagens e Jamón Serrano. A polenta por ser um prato que tem diversas combinações te possibilita experimentar na cozinha. Acompanhe as receitas e inove no seu cardápio:

Polenta de forno ao molho de tomate

Polenta de Forno ao Molho de Tomate. (Foto: João Ricardo)

Polenta cremosa com cogumelos selvagens e Jamón Serrano

Polenta cremosa com cogumelos selvagens e Jamón Serrano. (Foto: João Ricardo)


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here