COMPARTILHE

A sopa é um dos mais versáteis pratos que se conhece. Simples de ser preparada, ela pode ser espessa, como um caldo; mais encorpada, como um creme; e densa, bem estruturada, como um purê. A versatilidade é tanta que, dependendo de sua espessura e ingredientes, a sopa pode servir tanto como uma entrada como o prato principal. Caldos e cremes, geralmente, são usados na abertura das refeições para aguçar o apetite. Já as sopas mais robustas, com peixes, carnes, legumes e verduras, funcionam muito bem como prato principal. Há restaurantes que servem até cinco sopas diferentes em seu menu degustação.

Tida por muitos pesquisadores como prato mais antigo do mundo, consumida antes mesmo do assado e, consequentemente, do fogo, a sopa moldou a culinária de muitas civilizações. Na pré-história, o Bortsch russo foi uma das receitas mais populares em todo o Continente Europeu. Sabe-se que os caldos hebreus eram feitos à base de cereais e carne. Os gregos eram grandes fãs dos caldos: o mais conhecido era o Caldo Negro de Esparta que, acredita-se, era elaborado com sangue de animais. Já em Roma, os pastores comiam-na com cereais, legumes, frutas e queijo.

As sopas de Apicio, o mais famoso gastrônomo de Roma, eram famosas por ser refinadas e suculentas. Eram servidas com lentilhas, ervilhas e outros vegetais e ainda com muito azeite. Na época Medieval surge a sopa dourada, uma receita feita com fatias de pão, molho à base de açúcar, vinho branco, gemas de ovo, águas de rosas e açafrão.

Receita: Sopa de Batata Doce com Lentilha

Mesmo com todas as metamorfoses que a gastronomia mundial sofreu ao longo dos séculos, o prato continuou fazendo parte do cardápio das pessoas, sejam ricos ou pobres. O hábito persiste até hoje em todos os cantos do planeta. Quem não se derrete por um caldo quentinho nos dias de frio? Porém, por mais fácil que pareça, preparar uma bela sopa exige alguns toques de criatividade, cuidado e, claro, conhecimento. A seguir, apresentamos dicas de vegetais, temperos, condimentos e receitas.

A minestrone é uma sopa italiana composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão.
Outra ideia: A minestrone é uma sopa italiana composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão.

Sopa sem segredos
Uma boa sopa pode nos aquecer nos dias de frio e até nos refrescar durante o calor; pode também abrir uma refeição, como entrada, balancear um repasto ou ser o prato principal. Quente ou fria, um simples caldo ou bem recheada, sopa cai muito bem em inúmeras situações. Na hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no caldo, é preciso prestar atenção em quatro aspectos comuns:

Receita em vídeo: Sopa no Pão com Cremes de Couve-Flor com Gorgonzola e de Moranga com Charque

Primeiro: Preparar uma sopa não é um desafio. Geralmente, elas têm como base uma cebola refogada e outro condimento qualquer, de acordo com o gosto de quem vai comer. Depois, você só precisa acrescentar o caldo de sua preferência e cozinhar o tempo suficiente para que os ingredientes fiquem macios e liberem os seus sabores.

Receita: Sopa de Macarrão com Espinafre, Inhame e Gengibre

Segundo: Sopas fazem bem à saúde. Escolha os ingredientes da estação no seu período mais favorável. Assim, você terá a garantia de que está usando insumos frescos. Tenha moderação com as quantidades de gordura e sal. Evite o acréscimo exagerado destas substâncias que, conhecidamente, não fazem bem.

Top List: Sopa de Macarrão com Espinafre, Inhame e Gengibre

Terceiro: abuse da criatividade. As sopas são muito versáteis e ficam gostosas com a combinação de diversos ingredientes. Legumes desempenham papel importante na receita. As raízes, como aipim, cenouras e batatas, são cruciais para dar volume. Os bulbos, como a cebola e alho, acentuam o sabor. Grãos, como ervilha e feijões, adicionam cor e sabor e podem ser usados como purê ou inteiros. As carnes podem ser usadas das mais diversas formas. Linguiças e bacon acrescentam sabores especiais ao caldo. Frango, inteiro ou em pedaços, pode ser usado para fazer o caldo e a carne ser servida como acompanhamento ou desfiada, na própria sopa. Peixes e frutos do mar de todos os tipos também fazem muito sucesso. dicas-para-fazer-sopa
Quarto: A praticidade das sopas é inigualável.  Feitas na hora ou congeladas, elas podem ser o refúgio quando chegam visitas inesperadas. Preparadas em uma única panela, elas não exigem o uso de muitos talheres ou pratos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here