Um doce com nome estrangeiro, diversas possibilidades de sabores e de um tamanho certo para comer com as mãos. A descrição cabe tanto para cupcakes quanto para muffins, bolinhos ganharam espaço em vitrines de cafés e restaurantes brasileiros. Mas, ao contrário do que alguns ainda pensam, eles não são sinônimos. Há diferenças na textura, na forma de preparo e no sabor.

Algumas pessoas acreditam que a única diferença entre cupcake e muffin está no fato de que o primeiro possui cobertura, e o segundo, não. Mas cada um tem suas características particulares, que os tornam muito distintos um do outro. Em comum mesmo, só a farinha de trigo, o leite e os ovos — ingredientes básicos para a confecção de qualquer bolo. Tanto os muffins como os cupcakes são bolinhos individuais, mas a grande diferença está na massa.

diferenca-entre-muffin-e-cupcake

Os cupcakes surgiram no século XIX, no tempo em que  forno não dava conta de assar bolos grandes e o jeito era usar latas ou xícaras. A massa dos cupcakes é a de bolo tradicional, porém bem mais leve e mais doce. Eles também levam cobertura – de chantily, ganache e outros cremes. São aqueles miniblos fofinhos, coloridos, que de tão bonitos dá até pena de comer.

Quanto aos muffins, os alemães garantem que a palavra ‘muffen’, que quer dizer “pequeno bolo”, dá origem definitiva ao nome. Os franceses, por sua vez, defendem ‘moufflet’, macio. Mas a terra-natal é a Inglaterra, onde a tradição os relaciona aos dias frios, à geleia e ao chá. A massa, versátil, aceita chocolate, banana e até ingredientes salgados. Na Inglaterra também são conhecidos como “fairycakes” ou “bolinhos mágicos”.  Sua massa costuma ser mais densa, pesada e leva menos açúcar e também costumam ter outros ingredientes no meio da massa, como gostas de chocolate e uvas passas e não têm cobertura. São mais fáceis de consumir e menos enjoativos – uma delícia com café.

Agora que você já sabe diferenciar cupcakes de muffins, também pode se aventurar na cozinha e preparar você mesmo essas pequenas delíciase agradar diferentes paladares. Separamos uma receita de cada para você fazer em casa e testar a diferença.
São elas Muffin de Amêndoa e Cupcake de chocolate e trufa.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here