Por Sabina Fuhr – 

Qual seu prato preferido? Se você pensou em churrasco saiba que está de acordo com a maioria dos brasileiros. O churrasco é, de fato, o nosso prato nacional. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Groupon com cinco países da América Latina, sobre preferências e hábitos gastronômicos mais comuns dos latinos-americanos. Cerca de cinco mil pessoas participaram do estudo, realizado no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México.

Por aqui o churrasco foi escolhido por 28% dos entrevistados. Com certeza, a única comida preparada em todas as cidades brasileiras a cada um dos cinquenta e dois domingos do ano. Na praia, campo ou cidade, tem sempre alguém cuidando da brasa para manter a temperatura e garantir o perfeito grelhado. O churrasco junta amigos num saudável convívio, provoca discussões, boas risadas e comilanças. É a mais gostosa expressão de comemoração, de confraternização. E quem precisa de muito mais?

+ NB Steak, o melhor menu degustação gaudério

+ Churrascaria Primavera, churrasco de primeira

Em segundo lugar os brasileiros elegeram o sushi
Sushi-coluna-sabina-fuhr
Sushi está na moda. (Foto: Sabina Fuhr)

Em segundo lugar os brasileiros elegeram o sushi, com 17,5% dos votos. A tradicional feijoada ficou em terceiro lugar, com apenas 8,6% das menções. Considerando o crescimento em todo o Brasil de casas especializadas não é de se estranhar que a comida japonesa tenha caído de vez no gosto popular. Restaurante japonês está na moda e aos poucos as pessoas foram deixando o preconceito de lado e provando pratos antes considerados estranhos, como por exemplo, peixe cru. Os preços também baixaram e hoje estão mais acessíveis a gostos e bolsos.

A pesquisa do Groupon ainda revela que nos cinco países, a culinária italiana é a preferida, com 21% do total, seguida das culinárias argentina (14%) e mexicana (14%). Aliás, 49% dos argentinos preferem comida argentina e 44% dos brasileiros preferem comida brasileira. O sushi é mencionado entre os pratos preferidos em quatro dos cinco países.

Clique do prato

No que diz respeito ao comportamento, os brasileiros são os que mais gostam de tirar foto da comida para postá-la nas redes sociais: 39% concordam com essa prática; nove pontos percentuais acima da média, que é de 30%.  Por motivos profissionais sempre faço isso, afinal preciso atualizar meu banco de imagens para Facebook (fb.com/revistasaboresdosul), Instagram (@saboresdosul) e site da  Revista Sabores do Sul.  Os brasileiros são também os mais flexíveis com o uso de celulares na mesa: somente 14% dos pesquisados acham que é falta de educação usar o aparelho durante uma refeição, 7% abaixo da média de todos os países.

E você concorda com o resultado da pesquisa? Conta pra gente. Abraços e até a próxima coluna!



2 COMENTÁRIOS

  1. MORO NA FRONTEIRA DO BRASIL COM ARGENTINA E POSSO TE DIZER QUE NOS FINS DE SEMANA O CÉU VIRA FUMAÇA E O AR É DE CHURRASCO DE AMBOS OS LADOS,PREFERENCIA AQUI NO SUL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here