Com 33 unidades no mundo, o Eataly nasce com a missão de aproximar produtor e produto ao consumidor final.

Por Graciela Martins –

Em São Paulo vive o maior número de italianos fora da Itália. E foi neste lugar que vivenciei um pouquinho do meu amor por esta terra enquanto não a conheço de verdade e que hoje compartilho com vocês. Com 33 unidades no mundo, o Eataly nasce com a missão de aproximar produtor e produto ao consumidor final. Comer, comprar e aprender estes são seus pilares. Reunir tudo de comer, com as melhores marcas num só lugar.

O ponto de partida é O Café Lavazza, Ítalo Brasileiro, já que parte dos grãos sai do Brasil e vai para a Itália para ser torrado. O Ristretto é servido como deve ser nada mais que um dedinho de café forte e sem açúcar. É aquela passada básica na cafeteria para tomar um gole de café. Tradição. A La Piazza, ao lado do café é uma alusão as praças que os italianos adoram estar. Toda a praça tem um barzinho que serve porções para compartilhar. Ali não é diferente.

Um dos lugares que mais me encantou neste tour foi a TUTTOLATTE. Nunca havia comido uma mussarela tão fresca, tão saborosa. O mais mágico é que podemos dar a sorte de assistir ao vivo a produção da mesma, que acontece 4 x ao dia.

Ao fundo da loja somos recebidos com travessas de Parma e Mortadela,é a Insalume i Formaggi.Neste universo de queijos e embutidos é que conheço o CULATELLO, que é a parte mais nobre da perna do porco, que tem uma alimentação específica.A cura é de 5 anos e o kilo sai pela bagatela de R$1000,00. Perfume adocicado, sabor suave e inigualável.A mortadela degustada ali é mais clara, diferente, um sabor mais leve, a guia afirma “não contem corantes”, o teor de sódio também é reduzido é mais fresca.Ali tudo tem origem conhecida.

Lugar predileto de muitos a PANETTERIA é um espetáculo a parte. A padaria é balizada por três pilares:

1 – A FARINHA é exclusiva, fornecida para todas as lojas no mundo. O grão é moído em moinho de pedra.

2 – FERMENTO, é o Levitto Madre, mais conhecido como Levain.Pasmem!Ele veio da Itália e tem 15 anos de fermentação.

3 – O PADEIRO, ele é italiano e acredita que o segredo do sucesso da Paneteria é ensinar os padeiros mais jovens a trabalhar com o Levain e não com pré-misturas como a maioria das padarias no Brasil trabalham.

Feito isso, pude me esbaldar entre focaccias e pães rústicos de sabor INESQUECÍVEL.

Risoteria, La Vera Pizza Napoletana, Sorveteira,Pastas e Roticceria figuram entre as opções para se deliciar por ali.

A Pasticceria serve o famoso Canole, a sobremesa típica que tem massa frita em forma de cilindro feita a base de cacau e farinha e o recheio tradicional de ricota, pedaçinhos de laranja cristalizada e cacau. Neste dia em especial pude presenciar um canolle gigante!

A loja da família italiana mais famosa do mundo a NUTELLA me provoca a cair de boca em uma  focaccia banhada na nutella, uma verdadeira loucura!

Conheci  a VENCHI CHOCOLATES, e descobri que eles são os criadores da famosa mistura de chocolate e avelãs.Seus chocolates não são doces como os nossos.A guia explica que a filosofia dos italianos é que se você quer comer um doce, não precisa comer muito açúcar, eles preferem preservar o sabor natural de cada ingrediente.

A regra ali é a seguinte, o mesmo corte de carne ou o peixe que foi servido pelo chef , você poderá levar pra casa e de quebra ainda aprender com o próprio chef como preparar.

As pastas são feitas ali na frente do cliente, lisas ou recheadas, um show ao vivo e a cores para quem passeia pela loja.

A adega do Eataly SP tem mais de 1000 rótulos, e comporta o título de maior adega de vinhos italianos no Brasil.Ela é separada por regiões da Itália, por ali degustamos um tinto incrível. Este universo mágico da Itália dentro de SP ainda tem massas, molhos, hortifrutis, livros, azeites, bebidas, e quase tudo de comer com as melhores marcas. A filosofia ali é QUALIDADE.

O Eataly ainda abre o espaço para eventos como a festa da cerveja, oficinas de culinária para adultos e crianças, e o tour para turistas e visitantes. O tour é feito pela guia e responsável pelos eventos no local, e contempla conhecer cada recanto do Eataly, além das degustações de café, pães, chocolates, embutidos e queijos, você pode conhecer um pouco mais da história em cada parada.

Então se você está programando as férias em SP, recomendo  que separem 1 dia para visitar este lugar incrível.Meu conselho é chegar cedo, tomar um cafezinho acompanhando de um belo Canolle,para ter energia de conhecer cada espaço lá dentro.Acredite, por lá dá para ficar por horas.

Que dia!

Un bacio e um feliz 2017!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here