Fotos: Betina Dalla Costa

Gosto pessoal, inspiração londrina e espírito empreendedor foram o impulso para o surgimento do Vineria 1976, há dois anos, no roteiro dos bares de Porto Alegre. Com a intenção de tornar o vinho uma bebida popular sem o glamour que sempre lhe foi atribuído, a Vineria trouxe a proposta de servir o vinho em taças, que fosse a bebida principal, como se faz com as cervejas normalmente.

Depois de muito estudo e pesquisa, o winebar foi implementado e hoje oferece uma seleção de 80 rótulos, entre vinhos e espumantes. Toda semana são selecionados de 8 a 12 vinhos que serão vendidos em taças. Também é feita às terças-feiras, das 18h às 20h, uma promoção de vinhos que não estão na carta, como uma degustação, que serve para incluir na rotina do bar e do cliente e que ­ cam disponíveis para compra. São servidos em taças de 145ml e tem grande aceitação.

Para dar aquela pegada de bar, o Vineria apostou na gastronomia. Atualmente são 15 pratos, incluindo sobremesas e três entradas. Para aquele happy hour tem petiscos, mix de camarão com mexilhões, compartilhados e como refeições há opções de cinco pratos, principalmente risotos. O cardápio muda a cada estação para aproveitar os ingredientes da época, a próxima alteração será em dezembro, com os sabores de verão. Assim, o Vineria foi se adaptando ao público, que além de degustar de bons vinhos e espumantes, pode saborear um cardápio requintado e feito com muito carinho. Hoje comporta em torno de 120 pessoas, e conta com três salas e um jardim.

Funciona de terça a sábado das 18h à meianoite e, excepcionalmente, abre aos domingos e segundas para almoços de eventos contratados. Também promove worshop com enólogos uma vez por mês, sempre temático, no Outubro Rosa, por exemplo, o vinho servido foi o rosé.

Porto Alegre/RS
Praça Maurício Cardoso, 49
Fone: (51) 3357-4764
www.agcuisine.com.br/vineria-1976



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here