Bruno Rossi: de futuro engenheiro à chef premiado

1Chef Revelação de Porto Alegre

Bruno Rossi é chef da Enoteca Decanter Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

2Chef Revelação de Porto Alegre

O chef tem inspirações italianas e francesas. (Foto: Divulgação)

3Chef Revelação de Porto Alegre

Bruno Rossi fez estágio na França. (Foto: Divulgação)

 

 

Provar novos ingredientes e combinações para criar novas possibilidades na cozinha. Essa é a inspiração de Bruno Rossi, que se tornou chef há um ano, mas se dedica há cinco aos temperos, panelas e aventuras gastronômicas. Hoje está no comando do cardápio no Armazém dos Importados – Enoteca Decanter (Av. Cel. Lucas de Oliveira, 935).

Historia e Carreira

Nasceu em Santa Maria, onde cursava Engenharia Mecânica. Trocou o futuro escritório pelo dinamismo da gastronomia, principalmente as cozinhas francesa e italiana, suas especialidades. Já gostava de cozinhar e se aperfeiçoou quando foi morar longe dos pais.

Com apoio da família e dos amigos, investiu na nova profissão. Depois de cursar Gastronomia, estagiou em Marseille, na França. Quando retornou a Porto Alegre teve seu primeiro emprego no Le Bateau Ivre, onde trabalhou com Gérard Durand, uma de suas influências. Além de Durand, Bruno destaca a importância de Floriano Spiess na sua carreira: “aprendi muito e elevei vários degraus na minha vida de cozinheiro”.

Preferências na gastronomia

Quando o assunto é ingrediente preferido, Bruno não tem dúvida. “Ovo, foi a primeira coisa que cozinhei, quando tinha quatro anos, e é um item indispensável na minha dispensa”, ressalta.

Quando não cozinha, gosta de dois pratos que o pai Carlos Alberto prepara com perfeição: sopa de capeletti e galeto. Mas também está na lista a Bouillabaisse Marseillaise (comida típica do Mediterrâneo na França, é uma sopa ou guisado preparado à base de peixes brancos sortidos, filetes de peixe, vegetais e ervas aromáticas), e o sushi do Daimu, de Porto Alegre.

Preferências à parte, Bruno vê a gastronomia em crescimento e aprimoramento. “A inserção de cursos de gastronomia, a visibilidade de chefs nacionais, e o número de reality shows na televisão aumentam o interesse nessa profissão. Isso faz também com que os cozinheiros se esforcem para atender ao aumento da exigência dos clientes”, afirma.

O trabalho como Chef

O Chef Revelação desse ano de Porto Alegre também gosta da cerimônia de cozinhar ao redor do fogo, o que tem acontecido muito na culinária brasileira. “Acaba nos remetendo a costumes tão básicos e primitivos da civilização, mas ao mesmo tempo muito agregadores”.

E depois de um ano maravilhoso na profissão, que Bruno teve seu trabalho consolidado como chef de cozinha no Armazém dos Importados, para 2019 ele quer manter seu trabalho forte e evoluir cada vez mais na cozinha criativa. Para conferir os pratos basta aparecer na Enoteca Decanter do Armazém, a primeira da Capital.

Porto Alegre/RS
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 935
Fone: (51) 30261800
instagram.com/el_brunorossi/



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here