Uma paixão minha é colecionar vidrinhos de todos os tamanhos e formatos. Foto: Graciela Martins

Por Graciela Martins –

A cozinha costuma ser um dos meus lugares preferidos na casa, juntamente com a horta da família. Mas para que a cozinha seja funcional e prática faz-se necessário alguns itens básicos. Existe uma infinidade de utensílios e equipamentos no mercado hoje em dia à disposição dos amantes da boa comida e para aqueles que estão começando a se aventurar na Gastronomia. E foi pensando nisso que decid
i montar aqui na coluna uma lista de utensílios básicos para você ter em sua cozinha, vamos lá?

Faca de cozinha ou faca do chef – Para cortes diversos

graca-na-cozinha-facas
Faquinha de legumes

Faca de legumes – é aquela pequenina para frutas e legumes, facilita bastante o manuseio

Pedra de amolar e chaira –  lembre-se que uma faca sem amolar também causa estragos

Abridor de latas, garrafas e saca-rolhas (lógico né?) –  qualquer lojinha a gente encontra estes itens.

Ralador –  que pode ser de mão ou aquele em formato triangular de inox. Serve para ralar queijos, legumes e verduras. Existe uma versão mini que é uma fofura que serve para ralar noz moscada. E ainda aquelas versões mais sofisticadas chamadas Microplane que são lindos e funcionais também.

Fuê ou batedor de arame –  muuuito útil na cozinha, serve para aerar, dar volume, bater claras,  molhos e muito mais.Um grande coringa na cozinha.

Descascador de legumes –  um pequeno, mas brilhante utensílio, ele vai te ajudar a descascar uma batata como ninguém, a casca vai sair fininha sem desperdícios! Nas lojas tipo TORRA-TORRA, tem aquela versão de plástico bem simples, mas muito funcional que não custa mais de R$9,00.

graca-na-cozinha-expremedor-de-batata
Aqui uma relíquia do casamento dos meus pais.Um descarocador de azeitonas .Utensilio que guardo com muito carinho.

Escumadeira ou espumadeira? Tanto faz, o fato é que este utensílio cheio de furinhos é muito útil na cozinha, serve para retirar a “espuma”, frituras e muito mais.De inox, alumínio ou teflon.

Funil e Coador – Sempre úteis e o custo é baixinho se optar por plástico ao inox e silicone.

Conjunto de Colheres medida e de xícaras medida – Existem muitas receitas que exigem medidas exatas e é nesse momento que estes conjuntinhos fofos entram em cena. Se você procurar irá encontrar de todos os materiais e cores.É um mais lindo que o outro…ai!A Cozinha e toda a sua graça!Se puder investir um pouquinho mais, diria a você que ande uma casa a frente e já adquira uma balança digital, acredite!Você não saberá mais viver sem ela na hora de cozinhar.

Pincel e espátula de silicone – eu não diria que estes utensílios são de primeira necessidade já que a pauta iniciou falando em lista “básica”, mas o pincel vai te ajudar muito na hora de pincelar a gema ou untar a forma, e a espátula de silicone ou popularmente o “lambe lambe” te ajuda um montão na hora de cozinhar ou “lamber “aquela bacia cheia de massa de bolo.

CONFISSÃO DE COZINHEIRA:

graca-na-cozinha-legumes
Faca do chef e descascador de legumes

Tenho alguns vícios confesso e quem não tem? Colecionar colheres medidas, potinhos de todos os tamanho, facas (muitas).Mas uma paixão  minha é colecionar vidrinhos de todos os tamanhos e formatos.Chego a comprar uma conserva só por causa do potinho de vidro diferente (acredite!Existem muitas pessoas que fazem o mesmo, risos).Eu uso estes potinhos depois para colocar os milhares de temperinhos, ervas e especiarias que tenho em casa.E sabe qual a melhor forma de visualizar eles enquanto cozinho?Um caixote de fruteira.Sim, sem pintar, nem nada.Do jeito que veio da fruteira eu pendurei na minha cozinha.Fica a dica para você da próxima vez que encontrar um caixote jogado na rua.Eu amo este cantinho da minha cozinha…tão singelo e tão cheio de perfume e carinho.

Eu acredito que com simplicidade e com estes utensílios básicos você já pode começar a fazer “graça”na sua cozinha.

É lógico que existem maravilhas nos esperando nas grandes lojas e magazines como o mundo maravilhoso das travessas, bacias de inox, diferentes tipos de tábuas de cortes, sem falar nos equipamentos como mixer, batedeiras e as panelas de todos os tipos de materiais, inox, alumínio, vidro, tefal, cerâmica…opa! Panelas!!!Trata-se de um universo à parte, quem sabe não pode ser a nossa próxima pauta? O que você acha? O que gostaria de ler na coluna “ A graça na Cozinha”, participe com sua opinião! Te espero,

Um beijo cheio de graça e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here