Esta receita de ragu de rabada com polenta rende 6 porções.

Ingredientes
4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média ralada
1 peça de rabo bovino (1,5 kg)
3 colheres (chá) de sal
1 folha de louro
1,5 L de água
4 tomates médios e maduros, sem pele e sem sementes (720 g)
2 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de salsa picada
2 xícaras (chá) de farinha de milho

Modo de Preparo
Em uma panela de pressão, coloque 2 colheres (sopa) de óleo, a cebola, a carne, 2 colheres (chá) de sal e o louro, e refogue em fogo alto por 15 minutos, ou até começar a dourar. Junte 500 ml de água e deixe cozinhar, em fogo médio, por 40 minutos após o início da fervura. Espere ceder a pressão, coe o caldo, reservando-o numa outra panela e desfie a carne com um garfo. Ainda na panela de pressão, coloque o óleo restante, o tomate, o alho, a salsa e a carne desfiada, e refogue por aproximadamente 5 minutos, ou até o tomate começar a desmanchar. Reserve aquecido. Leve o caldo da carne mais o restante da água ao fogo médio, adicione o sal restante e o fubá, de uma só vez, e mexa por 10 minutos, ou até estar cozido. Sirva a polenta com o ragú de rabada.

Dicas
1. Para o cozimento do fubá é importante que tenha pelo menos 1,5 L de líquido, caso o caldo da carne mais a água da receita não seja suficiente complete com mais água.

2. O rabo é adequado para preparos de receitas com o cozimento lento, como ensopados ou carnes de panela. Quando preparado com o osso, o molho se torna ainda mais saboroso e encorpado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here