Foto: Bruno Treiguer

Com uma história um tanto diferente, o Chef Revelação de Porto Alegre, Pedro Mattos, é reconhecido pela maestria que conduz sua equipe a Vineria 1976, produzindo maravilhas na gastronomia do local. Diferente do que é comum entre a maioria dos profissionais do ramo, sua influência não veio de memórias familiares ou da infância. Foi somente em 2011 que essa vontade pela cozinha despertou. Ele ainda cursava administração na PUC e jogava futebol pro­ ssional, quando conheceu vizinhos que trabalhavam em um grande restaurante na Capital. Através deles descobriu a rotina de um cozinheiro e provou diversos ingredientes que não conhecia. Começava aí o interesse por esse universo gastronômico.

“Receber este reconhecimento é motivo de orgulho, não só para mim, mas para a equipe que está ao meu lado todos os dias. É uma grande satisfação saber que a gastronomia que acredito, estudo e busco aperfeiçoar é reconhecida pelas pessoas”, destaca. Atuando na Vineria 1976 conta com um grupo coeso, o que permite que as coisas ‑ uma de forma natural.

“Acho fundamental atiçar a criatividade de todos e manter um ambiente leve, divertido e amigável. Por mais que exista uma hierarquia, trabalhamos pelo mesmo propósito: criar e servir pratos bonitos aos olhos e ricos ao paladar”, a­firma. Além de chefs renomados como René Redzepi, Massimo Bottura e Virgílio Martinez, mantém como suas in‑ uências os amigos, também cozinheiros. Em sua experiência atual, teve muita liberdade dentro da cozinha, na qual criou sua identidade. Sentese privilegiado em estar neste restaurante desde o início, construindo com os sócios e equipe essa marca consolidada. Entre suas preferências: a culinária brasileira e, principalmente, a regional. Uma cozinha que respeita o ingrediente, a sazonalidade e o produto local. Gosta de conhecer a fundo todo o ciclo do alimento, do momento que ele é plantado até chegar ao restaurante, por exemplo. Para ele, esse é primeiro e principal passo do seu processo criativo.

Porto Alegre/RS
E-mail: pedrohfmattos@me.com
facebook.com/pedrohfmattos
instagram.com/pedrohfmattos



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here