Ô Xiss: o pão na prensa tradicional e mais gostoso de Porto Alegre

1Melhor Xis de Porto Alegre

O pão na prensa e molhadinho, identidade do Rio Grande do Sul, com recheios diversos, de preferência com ovo e uma boa maionese. (Foto: Divulgação Grupo Press)

2Melhor Xis de Porto Alegre

O lanche clássico queridinho dos gaúchos foi difundido nos anos 1980 e se espalhou pelo Estado. (Foto: Divulgação Grupo Press)

3Melhor Xis de Porto Alegre

Atendimento de segunda a sábado, das 10h às 23h30 e aos domingos, das 10h às 22h. (Foto: Divulgação Grupo Press)

 

Completo? Essa pergunta sempre acompanha um bom xis e no Ô Xiss, a casa especializada do típico lanche gaúcho do Grupo Press, não é diferente.  O pão na prensa e molhadinho, identidade do Rio Grande do Sul, com recheios diversos, de preferência com ovo e uma boa maionese, só tem uma regra essencial: precisa ser prensado, na chapa. E é assim mesmo, X-I-S, uma espécie de “agauchamento” do cheeseburguer. Mas não é só a palavra que ganhou outros contornos por aqui. O sanduíche também foi beneficiado por uma apropriação criativa.

Ô Xiss

No caso, Ô Xiss – sem erro de grafia, com propositais dois ésses, é um lanche prensado, com sabores regionais e consagrados. Desde julho de 2017, é possível se deliciar com as versões Calabresa, Coração (de frango), Strogo (estrogonofe), Ovo (bife, queijo, tomate, alface, ovo e obrigatoriamente ervilha e milho), Bicho Grilo, uma criação assinada por Carla Tellini, diretora criativa do Grupo Press, com vegetais grelhados, para atender aos vegetarianos, entre outros sabores tradicionais.

Clássico Queridinho

O lanche clássico queridinho dos gaúchos foi difundido nos anos 1980 e se espalhou pelo Estado, onde as principais cidades, como Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Canoas, disputam o concorrido título de cidade do xis. De uma forma charmosa, a nova operação do Grupo Press nasceu de uma ideia da mente criativa de Carla, quando, em 2015, criou a noite do Ô Xiss no Press Hilário. “Porque burguer não é Xiss”, defendia.

Na contramão do modismo do burguer, a proposta foi resgatar os tradicionais xis, ainda vendidos nos antigos traillers, absolutamente gaúchos e diferentes dos americanos burguers. O pão é feito na casa, levemente adocicado, que confere crocância ao sanduíche após ser prensado. O cardápio também tem clássicos como cachorro prensado, sanduíche Farroupilha, guaraná Fruki, Banana Split e milk-shake, com valores na moeda local: o pila.

Horário de atendimento

O atendimento no Ô Xiss é de de segunda a sábado, das 10h às 23h30 e aos domingos, das 10h às 22h.

Porto Alegre/RS
Rua Padre Chagas, 306
Fone: (51) 32074800
www.grupopress.com.br



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here