João Alberto Cruz de Melo: no comando do tradicional restaurante Gambrinus

1Melhor Restaurateur de Porto Alegre

De perfil viajante, João Melo costuma frequentar feiras e eventos do setor, junto ao Polo Gastronômico do Sebrae. (Foto: Divulgação João Melo)

2Melhor Restaurateur de Porto Alegre

Além de comandar o estabelecimento, Melo é o presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central. (Foto: Divulgação João Melo)

 

O restaurateur João Alberto Cruz de Melo passou grande parte de sua vida no Restaurante Gambrinus, negócio da própria família. A casa é um dos pontos mais tradicionais de Porto Alegre, com 129 anos de existência, localizada no Mercado Público, bem no coração da capital dos gaúchos.

Trajetória

Sua trajetória no estabelecimento começou em 1989, alguns meses depois da morte do pai, no ano anterior. Fez de tudo um pouco nas suas primeiras experiências no negócio, aprendendo os serviços do dia a dia. O acúmulo de conhecimento foi um passo fundamental para assumir uma parte da gestão do restaurante, em 2002. A partir de 2010 passou a ser o sócio majoritário.

De perfil viajante, João AMelo costuma frequentar feiras e eventos do setor, junto ao Polo Gastronômico do Sebrae. Visitou lugares como Chicago, Paris e São Paulo, de forma a qualificar mais o comando do restaurante, através da elaboração de projetos internos e controle de processos. Por ser uma casa antiga, o Gambrinus preza por manter a tradição, em um ambiente clássico que remete à arquitetura do final do século XIX.

O restaurateur

O Gambrinus começou em 1889 como uma confraria de alemães. Na década de 1930, uma família italiana assumiu o estabelecimento, e em 1964, o tio, Antonio Melo, e seu pai, João, vindos de Portugal, passaram a comandar o restaurante. Hoje a casa recebe 100 pessoas nos dias de semana, e 200 nos sábados. São entre 40 e 50 opções no cardápio. Os peixes são o carro-chefe do restaurante, como linguado e filé de salmão, mas os clientes também podem encontrar carnes, como filé mignon, picanha e entrecot.

Além de comandar o estabelecimento, Melo é o presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (ASCOMEPC). Sua atuação visa à melhoria da estrutura do Mercado, bem como na gestão de cada banca e restaurante instalados. O restaurateur também é membro do conselho da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul (Abrasel), onde realiza um trabalho associativo, buscando a melhor integração entre os estabelecimentos de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Questões fundamentais

Para João Alberto da Cruz de Melo, são valores fundamentais como empreendedor o respeito às pessoas e entender as características e diferenças de cada integrante da equipe, além de visar à proximidade com o cliente, garantindo que haja cada vez mais fidelização. Ele destaca que ser eleito o Melhor Restaurateur é um grande reconhecimento do seu trabalho, ao qual se dedica há quase 30 anos.

Porto Alegre/RS
Mercado Público, 85
Fone: (51) 3226-6914
www.gambrinus.com.br



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here