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Carla Tellini comanda marcas com foco em gastronomia criativa. (Foto: Vini Dalla Rosa)

Carla Tellini: criatividade, arrojo, desafios e um empreendimento composto por 12 operações de sucesso

À frente do grupo gastronômico mais premiado da região sul do país, desde sua criação, em 2002, Carla Tellini, empresária porto-alegrense, 53 anos, publicitária por formação, conta aqui um pouco desta jornada de sucesso. Com 17 anos de atuação em um mercado competitivo e um público exigente, o Grupo Press administrado por ela, conquistou espaço e permanência com seu foco em criar e gerir marcas e conceitos gastronômicos criativos, trabalhando com ingredientes de extrema qualidade, investindo na arquitetura arrojada e no constante aprimoramento no treinamento da equipe e do modelo de gestão.

Atualmente Carla Tellini comanda 11 operações (até o final do ano serão 12) e 300 colaboradores diretos, que contabilizam mais de 40 prêmios em todos os segmentos da gastronomia que atua: a rede de cafeterias Press Café; o Press Bar + Restaurante com sua cozinha cosmopolita e concorrido bar de drinques; o Bah Restaurante, que inovou ao criar a cozinha do Rio Grande do Sul revisitada; a Presstisserie, com seus doces europeus e a melhor mil folhas; e o Ô Xiss, que resgatou o tradicional e amado lanche gaúcho e que foi pensado para levá-lo para o Brasil – e o mundo. Em setembro inaugura no Shopping Iguatemi o Press Cantina, restaurante italiano do Grupo.

O start para o empreendedorismo

Acredito que empreender foi sempre uma consequência da minha vontade de fazer as coisas do jeito que acredito ser melhor, mais inovador, com mais qualidade, que me faça feliz. Foi assim aos 26 anos quando abri a minha agência de propaganda, a TH, em que atuei durante 20 anos como Diretora de Criação. Lá no início dos anos 90 já entendia que a publicidade daquele jeito óbvio e massificado era o caminho mais fácil, mas não o mais legal e com melhores resultados para os clientes. Abri a TH e na sequência a TH/Promonth, primeira agência do Estado especializada em Marketing Promocional, Design, PDV, e tudo o mais que as agências tradicionais não se interessavam em pensar e criar, e que hoje representam uma parcela enorme da verba de grandes empresas.”

Sucesso também na publicidade

Na agência, criei cases reconhecidos e premiados nacionalmente e desenvolvi projetos importantes para grandes clientes como a Coca-Cola Brasil, por exemplo. Em 98, abri uma das primeiras agências digitais do país, e desenvolvi projetos na área para clientes como John Deere Brasil e Terra. Depois fui mudando a área de atuação, mas sempre com a mesma motivação inicial e com a veia criativa.

Gastronomia na vida de Carla

Foi também uma consequência da minha vontade de me fazer feliz. Atuo como CEO e Head Chef do grupo, sendo responsável pelo desenvolvimento de todos os cardápios.

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Carla Tellini: ousadia e competência no comando do Grupo Press Gastronomia
O começo do Grupo Press

Foi no terceiro andar do Moinhos Shopping, no coração do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, que nasceu a primeira loja do Press Café, em 2001, para oferecer os melhores cafés da cidade e os mais requintados doces europeus.

Um ano depois, foi aberta a segunda operação da cafeteria no Praia de Belas Shopping. A terceira loja, o Press Hilário, misto de café e restaurante, trouxe à cidade o charme e o clima dos mais badalados paradouros de Punta Del Este, no Uruguai. O ponto não poderia ser melhor: a famosa esquina Padre Chagas com a Hilário Ribeiro.

Valorização da gastronomia regional é o foco do restaurante Bah. (Foto: Divulgação)

Em 2008, foram inaugurados o Press Café e o Bah no BarraShoppingSul. Inovador, o restaurante é uma experiência gastronômica que une sabores da culinária gaúcha e contemporânea, com requinte e excelente atendimento.

Cinco anos depois, foi a vez da abertura da Presstisserie que, inspirada nas confeitarias europeias, oferece receitas exclusivas como a linha completa de viennoiserie, elaborada segundo a mais antiga tradição francesa de massa folhada, e diferentes recheios do tradicional mil-folhas.

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Ô Xiss. (Foto: Divulgação)

Em 2015, o Press Café chegou ao Instituto Ling. Em 2017 anos depois, foi aberta a segunda unidade do Bah, no ParkShopping, em Canoas, onde o Grupo Press Gastronomia também está presente com o Press Café.  O ano de 2017 também marcou a inauguração de Ô Xiss, operação que funciona no coração da Padre Chagas e oferece uma releitura do mais emblemático lanche gaúcho.

Operações

São 11. Seis unidades da marca Press Café, duas do Bah, a Presstisserie, o Ô Xiss, e o Press Bar + Restaurante. Mas encerraremos 2019 com 12.

“Acordo e durmo com a responsabilidade de administrar o grupo gastronômico mais premiado do sul do Brasil”

Como é administrar um empreendimento desse porte

Acordo e durmo com a responsabilidade de administrar o grupo gastronômico mais premiado do sul do Brasil e líder de mercado, que administra cinco marcas igualmente líderes e 300 colaboradores diretos e suas famílias, em um país em constantes altos e baixos, crescendo de forma orgânica e com capital próprio. É uma responsabilidade enorme, mas ao mesmo tempo um grande motivo de orgulho e persistência.

Cantina Press

Em junho de 2019 inauguramos uma unidade do Press Café no Shopping Iguatemi ao lado da Praça do Relógio. Para setembro preparamos a abertura também no Iguatemi, da 12ª operação do grupo: a Cantina do Press, um restaurante de comida típica italiana em ambiente requintado. Para 2020 prevemos mais três operações.

Quando não está trabalhando, a Carla gosta de …

Viajar, cozinhar e estar em contato com a natureza.

Um episódio para ficar na história da trajetória de empresária

Gosto muito de uma história que aconteceu durante um dos campeonatos de baristas em que a equipe do Press participou. Um dos competidores comprou uma calça nova para a apresentação e, faltando uma meia hora, me disse, triste, que não poderia usar porque a calça estava sem a bainha. Imediatamente pedi a calça para resolver a questão e a grande polêmica do grupo foi: “Como o Genilson vai ficar de cuecas na frente da Carla?”. Não tive dúvidas, pedi uma sacola grande, cortei em dois lugares, dei para ele, me virei de costas e disse: “Tira a calça, veste a sacola que já vamos resolver isso e vais te apresentar com a tua calça nova e linda.” E fiz a bainha em meio a gargalhadas da equipe do Press. Acho que esta história resume um pouco do meu jeito resolutivo, criativo e sem frescuras.

Receita contra crise

Uma gestão de alta eficácia e eficiência com uma equipe que acredite na líder, motivada e muito sintonizada com os valores da empresa.

www.grupopress.com.br
Instagram/pressgastronomia



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