Um dos jantares do Festival Comida de Galpão

Por Graciela Martins – 

Na última quinta, 13 de setembro, por volta das 23h (sim, era tarde!) saindo do Acampamento Farroupilha por ocasião de um Festival a qual estou produzindo, com aquele vento gelado correndo,  me deparo com uma família, pai, mãe e duas crianças com cerca de 3 e 4 anos. Elas estavam agasalhadas até o pescoço, não estavam pilchadas, o que deu para entender que não eram acampados ou tradicionalistas, eram visitantes de uma noite gelada e de muito vento.

a-graca-na-cozinha-acampamento-farroupilha-bandeira
Foto: Graciela Martins

Isso me fez olhar ao redor, e ver muitas outras famílias e visitantes no Parque, era minha segunda semana trabalhando por lá, e aquele sentimento de dúvida me veio à mente. Que espécie de gaúcha eu sou? Será que sou mesmo do Sul? Será que conheço mesmo a minha cultura? Não me recordo de passeio pelo Acampamento em anos anteriores a 2014. Gente! Eu vim apenas uma vez no Acampamento Farroupilha e foi ano passado! Senti vergonha.

a-graca-na-cozinha-acampamento-farroupilha-cavalo
Foto: Graciela Martins

Este ano com o Festival Comida de Galpão conseguimos trazer para dentro do Parque muitos convidados durante os eventos que lá acontecem, e pasmem vocês junto comigo, 90% daqueles convidados nunca haviam colocado o pé no acampamento durante os festejos Farroupilhas.

a-graca-na-cozinha-acampamento-farroupilha-facas
Foto: Graciela Martins

É a maior festa popular do Rio Grande do Sul, na área central da cidade, mais precisamente no Parque Harmonia. Sim! O  Acampamento Farroupilha é um mundo  a parte eu diria.

a-graca-na-cozinha-acampamento-farroupilha-chimarrao
Foto: Graciela Martins

Como disse e confesso, fiquei impressionada com tamanho amor e cuidado com nossa tradição, por isso a escolha da pauta de minha primeira matéria para a Revista Sabores do Sul.

a-graca-na-cozinha-acampamento-farroupilha-banca-salame
Foto: Graciela Martins

O Acampamento Farroupilha é chancelado pelo Movimento de Tradições Gaúchas (MTG), a área do acampamento é vasta, cheia de lojas e bancas de produtos típicos e artesanato local, restaurantes e bancas de comidas, e composto por mais de 360 CTG’S, DTG’S e piquetes que se acampam por lá no dia 20/08 de cada ano e vivem um mundo a parte durante um mês inteiro.

a-graca-na-cozinha-acampamento-farroupilha-panelas
Foto: Graciela Martins

Vale ressaltar que a Secretaria de Turismo de Porto Alegre desenvolve um trabalho muito rico juntamente com o projeto Turismo de Galpão. A agenda é vasta com oficinas, cursos, caminhadas guiadas, apresentações artísticas e muito mais.

a-graca-na-cozinha-acampamento-farroupilha-galpao-da-hospitalidade
Foto: Graciela Martins

Em anos anteriores, por total ignorância sobre o que representa o Acampamento, sempre achava que não era possível entrar nos piquetes, tal foi minha surpresa ao desfrutar de momentos com algumas pessoas especiais como a Patroa Naira Jobim. Sim existem “patroas” por aqui, e isso foi uma conquista ao longo dos anos. Atualmente dos mais de 360 piquetes, apenas 29 tem todos os cuidados por conta das patroas os demais são de responsabilidade dos  patrões.

a-graca-na-cozinha-acampamento-farroupilha-alma-redomona
Foto: Graciela Martins

Naira, uma médica pediatra que durante um mês se muda literalmente para o Piquete Alma Redomona, e faz dele a extensão de sua casa com comida boa, fogão campeiro, bolicho, decoração linda e aconchegante, um belo espaço para visitar eu diria.

a-graca-na-cozinha-acampamento-farroupilha-canecas
Foto: Graciela Martins

Existem piquetes que oferecem comida típica sob reserva bem como podemos locar o espaço para um evento particular.

a-graca-na-cozinha-forno-acampamento-farroupilha
Foto: Graciela Martins

Outro piquete que vale a visita é o piquete Laços de Sangue e Museu do Campo da patroa Gisa, cujo acervo pessoal é impressionante, tudo ali é histórico e carregado de cultura: forno de barro, gaita velha, moenda e muitos objetos e utensílios de cozinha principalmente, que eu amei, lógico!

a-graca-na-cozinha-parque-da-harmonia
Foto: Graciela Martins

O Acampamento Farroupilha é um mundo a parte, torno a repetir, e que lamentavelmente grande parte dos gaúchos não prestigia. O que é uma pena! Saio deste lugar, apaixonada ainda mais por nossa cultura, reconhecendo o trabalho lindo que o MTG juntamente com a Secretaria de Turismo fazem a cada ano.

a-graca-na-cozinha-graciela-martins

1 COMENTÁRIO

  1. Sou suspeito por ser teu pai, o que não me impede de dizer que és o meu orgulho. A menina de 15 anos que foi em busca de emprego, se tornou mulher, esposa e mãe, gabaritada e, logo em seguida, uma guinada na vida para se tornar uma cozinheira competente que ama o que faz e que conquista a todos quantos chegam perto dela.
    Parabéns minha filha, parta em busca daquilo que Deus, com sabedoria, colocou em tuas mãos, o futuro é o sucesso rondam tua vida, abraça-os com todo o carinho que dedicas ao que fazes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here