Gosta de leite? Quer saber mais sobre os mitos e verdades do consumo desta bebida que nos acompanha a vida inteira? Então confere a entrevista com a Dra. Licínia de Campos,  nutricionista, consultora em gastronomia e membro do comitê técnico do SIC (Serviço de Informações da Carne).

É verdade que crianças com menos de um ano devem evitar tomar leite de vaca?
Verdade. Os bebês alimentados com leite integral de vaca não obtêm vitamina E suficiente, ferro e ácidos graxos essenciais. Por outro lado, há a obtenção de muita proteína, sódio e potássio. Estes níveis podem ser muito altos para o sistema da criança suportar. A proteína e gordura do leite integral de vaca são mais difíceis para uma criança digerir e absorver. A recomendação é que essas crianças sejam amamentadas ao peito ou com fórmulas fortificadas com ferro nos seus primeiros 12 meses de vida.

A gordura do leite pode ser saudável?
Leite e seus derivados são fontes importantes de proteínas e gorduras dietéticas das refeições de muitas culturas. Embora considerados alimentos com alto teor em colesterol, o leite e seus derivados não são os maiores contribuidores para o colesterol dietético, pois o leite integral contém 10 – 15 mg de colesterol/dL, enquanto o leite desnatado a 1% contém menos que 8 mg/dL de colesterol.

O chocolate tira o efeito do leite?
O leite aromatizado contém os mesmos 9 nutrientes essenciais que o leite puro: cálcio, potássio, fósforo, proteínas, vitaminas A, D e B12, riboflavina e niacina (equivalentes) e é uma alternativa saudável aos refrigerantes. O consumo de leite aromatizado ou puro com baixo teor em gordura ajuda a cumprir a recomendação dos guias alimentares de 3 porções ao dia.

O café tira as proteínas do leite?
O café interfere na absorção do cálcio contido no leite, o que torna a mistura café-com-leite um alimento pouco eficaz. Vários fatores podem influenciar a biodisponibilidade de um nutriente. O café possui substâncias bioativas e que podem contribuir para as atividades antioxidantes.

Leite quente auxilia no sono?
Tomar uma xícara de leite quente encoraja o entorpecimento porque o leite contém propriedades promotoras do sono. Isso é graças ao seu teor em cálcio, o qual os especialistas em sono indicam como ajudante de relaxamento. É rico também em triptofano, que o organismo converte à serotonina – um hormônio natural que ajuda a adormecer. A sugestão é optar por leite desnatado. Leite com alto teor gorduroso pode solicitar maior gasto do sistema digestivo e fígado, o que estimula a atividade digestiva, mantendo a pessoa acordada à noite.

É necessário ferver o leite antes de tomar?
Ferver o leite não garante que o produto ficará livre de bactérias nocivas, mesmo porque as condições caseiras não permitem a eliminação dos agentes causadores de doenças eventualmente presentes no leite cru.  Por esse motivo, deve-se comprar e consumir leite tratado ou processado, com boa conservação na cadeia do frio.

O leite deve ser ingerido em todas as faixas etárias?
O leite é considerado como o alimento mais perfeito da natureza por conter quase todas as substâncias essenciais para a nutrição humana. Embora o leite e seus derivados sejam voltados principalmente para nutrir os jovens, os nutricionistas geralmente incluem lácteos para equilibrar as dietas humanas de todas as idades.

Produtos lácteos têm as mesmas vitaminas que o leite puro?
Os produtos lácteos contêm muitos nutrientes importantes para a boa saúde e nutrição. Queijos contêm os mesmos nutrientes benéficos que o leite, mas a maioria contém mais gorduras saturadas e altos níveis de sal. O iogurte é rico em proteínas e vitamina B2, essencialmente os mesmos nutrientes que o leite. Algumas variedades contêm bactérias vivas, e são saudáveis para o sistema digestivo.

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Licínia de Campos


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