
Por Sabina Fuhr –
Um tour pelas ilhas dos Frades e Itaparica é programa mais que certeiro a se fazer na Bahia. Os dois destinos são paraísos de mar calmo e translúcido, perfeitos para mergulho e apreciar belas paisagens.

O passeio de escuna parte do Terminal Turístico Náutico, no bairro do Comércio, em Salvadora, às 9h. A navegação é em águas tranquilas, dentro da Baía de Todos-os-Santos.

Ilha dos Frades

O primeiro destino é a Ilha dos Frades, na cidade de Madre de Deus, a 65 quilômetros de Salvador. O local é uma área de preservação ambiental, cercada pela vegetação típica da Mata Atlântica e tem praias quase desertas de águas claras e tranquilas.

A principal atração é curtir as belezas naturais e saborear delícias preparadas nas barracas com peixes, lagostas e camarões.

Infelizmente a maioria das empresas que promove passeios estipula no máximo 2 horas de parada na Ilha dos Frades. Uma lástima já que dá vontade de ficar o dia todo por lá.
No entanto, aqueles que querem dormir no local podem encontrar pequenas pousadas, que oferecem café da manhã.

Além da praia a Ilha dos Frades tem outros atrativos, basta ter disposição para encarar uma escadaria de quase 200 degraus.

Lá em cima, além de uma vista de tirar o fôlego, fica uma pequena relíquia da arquitetura barroca, a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira do local, construída no século XVI.


A Fundação Baia Viva cobra uma taxa ambiental de R$ 6,00 para entrar na Ilha dos Frades.

Ilha de Itaparica
Itaparica é a maior e mais famosa das 56 ilhas da Baía de Todos-os-Santos e está distante 13 km de Salvador por via marítima.
Dividida em dois municípios – Vera Cruz e Itaparica – abriga praias protegidas pelas barreiras de corais, tem águas calmas e com poucas ondas, ambiente pacato e um rico patrimônio cultural e natural.

A casa onde nasceu o escritor João Ubaldo Ribeiro está entre as atrações do local; assim como a casa que Vinícius de Moraes usava para veranear.

Para quem acredita nos mitos da “Fonte da Bica”, conhecida também como “Fonte da Juventude”, não pode passar por Itaparica sem provar da água que sai do local.

A ilha tem bons hotéis e restaurantes onde predominam frutos do mar e comida baiana.

O pôr-do-sol em Itaparica é imperdível. Mesmo quem vai ao local por meio do passeio de barco que sai da capital baiana, tem tempo de admirar o sol se pondo antes de ir embora.
