Foto: Marcos Cassel

Esta receita de filé grelhado ao molho de vinho é sugestão do nosso leitor Marcos Cassel. A receita serve de 4 a 6 comensais.

Ingredientes do molho
1 pedaço de agulha (ou músculo bovino) cerca de 250g/300g
2 cebolas grandes picadas
2 dentes de alho picado
1 pimentão vermelho pequeno, picado
1 garrafa de vinho tinto de boa qualidade (750 ml)
1 Bouquet Garni, tamanho a gosto (Ervas frescas de sua escolha amarradas com um barbante)
4 tomates grandes maduros picados grosseiramente

Preparo do molho
Esquentar uma panela de ferro, colocar açúcar (pouco) para caramelizar, colocar pouco óleo e fritar a carne de todos os lados, juntar a cebola e o alho, deixar até desmanchar, adicionando água de pouco em pouco, só para não grudar. Juntar o pimentão e refogar até ele desmanchar também. Acrescentar os tomates e o vinho. Ferver por 2 horas, no mínimo, em fogo baixo. Deixar esfriar um pouco e bater no liquidificador, sem a carne e as ervas, coar.

Preparo do Filé
Cortar medalhões de 3 dedos de espessura, com cerca de 250g cada um. Temperar com sal, alho e pimenta preta(moída na hora). Deixar o filé por pelo menos 1 hora fora da geladeira. Esquentar bem a frigideira com um pouco de azeite de oliva e selar os filés de todos os lados (só virar ele quando tiver uma crosta grossa e estiver quase queimando). Juntar o molho na frigideira e deixar cozendo no molho por no máximo 5 minutos. Servir! Bom apetite!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here