erva-mate
Foto: Pixabay

A erva-mate é um dos maiores símbolos do Rio Grande do Sul e o butiazeiro faz parte das paisagens de nosso estado. Na receita de hoje, juntamos esses dois elementos em um doce delicioso e bem fácil de fazer, a bomba de erva mate recheada com creme de butiá, que mostra toda a versatilidade desses dois ingredientes tão presentes em nossa vida.
Esta receita foi ensinada na Expointer, em Esteio, em oficinas realizadas apenas com ingredientes provenientes da agricultura familiar da região e também é conhecida como Carolina de erva-mate com creme de butiá. Veja como fazer:

Ingredientes da Massa

  • 500 ml de água
  • 1 xícara de chá de manteiga
  • 1 colher de sopa de sal
  • 2 e 1/3 xícaras de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de erva-mate peneirada
  • 6 ovos

Modo de Preparo da Massa

  1. Ferva a água com a manteiga e com o sal. Assim que ferver, adicione toda a farinha de uma vez só e mexa constantemente com uma colher, até formar uma massa que desgrude totalmente da panela. Tire do fogo e bata a massa para que ela esfrie um pouco. Adicione a erva-mate aos poucos. Depois, coloque os ovos, um por um, mexendo depois de cada ovo adicionado.
  2. Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque a massa em um saco de confeitar e faça o formato que você deseja em uma assadeira, untada e forrada com papel-manteiga.
  3. Leve ao forno por cerca de 8 minutos, ou até que as bombas cresçam.

Ingredientes do Recheio

  • 2 xícaras de chá de leite
  • 1 caixa de leite condensado
  • 4 colheres de sopa de amido de milho diluído no leite
  • ½ xícara de chá de polpa de butiá

Modo de Preparo da Polpa de Butiá

  1. Retire a semente das frutas e bata (o interessante é poder preparar a polpa rapidamente se sua cozinha contar com um liquidificador portátil). Depois, basta coar a mistura.

Modo de Preparo do Recheio

  1. Misture o leite, o leite condensado, a polpa de butiá e o amido de milho em uma panela. Dependendo da consistência desejada, você pode adicionar também duas gemas de ovos. Misture até dissolver e leve ao fogo médio. Mexa constantemente até engrossar o creme. Depois, desligue e espere esfriar.
  2. Depois de esperar a massa e o recheio esfriar, abra as bombas na lateral, utilizando uma tesoura, e adicione o recheio. Para facilitar este trabalho, você pode adicionar o recheio em um saco de confeitar com o bico liso e pequeno.
  3. Essa receita rende, em média, 30 porções e leva de 2 a 3 horas para ser preparada.

Gostou de utilizar a erva mate para fazer deliciosos doces? Veja também a receita da Cuca de erva-mate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here