O caminho até o grande dia da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2016 é intenso. Encerradas as inscrições das amostras, a Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, se prepara para dar início à coleta dos vinhos diretamente nas vinícolas, trabalho que será executado por enólogos associados à entidade. São mais de 240 amostras de 47 vinícolas de diversas regiões produtoras de seis estados brasileiros, sendo eles: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Com esta representatividade será possível traçar um panorama com as particularidades de cada terroir existente no Brasil. Somente depois de coletadas, as amostras passarão a ser avaliadas por um seleto grupo de 90 enólogos convidados pela ABE. As degustações iniciam dia 18 de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. Divididos em grupos, os enólogos têm a missão de avaliar os vinhos em seis dias de uma programação intensa de degustações às cegas, seguindo normas internacionais.

O melhor da produção nacional da safra 2016 somente será conhecido no dia 24 de setembro, quando a relação dos 30% mais representativos serão anunciados ao grande público no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Desta relação, 16 amostras entre as mais representativas poderão ser degustadas por mais de 800 apreciadores do Brasil e do exterior. As inscrições para participar do grande momento do vinho brasileiro poderão ser feitas pelo site www.enologia.org.br no dia 30 de agosto, a partir das 8h30min.

Após coletadas, as amostras serão avaliadas por um seleto grupo de enólogos. Foto: Jeferson Soldi
Após coletadas, as amostras serão avaliadas por um seleto grupo de enólogos. Foto: Jeferson Soldi

A Avaliação Nacional de Vinhos é um termômetro do setor vitivinícola brasileiro, considerada a maior degustação de vinhos de uma safra no mundo. A 24ª edição do evento mais uma vez expressará o potencial do país como produtor de vinhos, além de destacar tendências, apontar melhorias e indicar práticas para a produção nacional de vinhos e espumantes seguir avançando em qualidade e tecnologia.

Em 24 edições, o evento já reuniu mais de 14 mil apreciadores e avaliou 5.433 amostras, conquistando importante status na evolução e na promoção do vinho brasileiro. O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, destaca a relevância da Avaliação para o setor. “Desde a coleta até as degustações feitas pelos enólogos, a Avaliação passa por processos minuciosos de análise. Reunindo profissionais renomados de diversos países e produtos de várias regiões brasileiras, este é o maior evento do setor no Brasil, baseado em seriedade e comprometimento com quem produz, degusta e aprecia vinhos”, pontua Perin.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here