Foto: Divulgação Paulaner

Por Sabina Fuhr

Gostei da Paulaner desde a primeira vez que provei. O sabor, a cor, o aroma e a textura desta cerveja de trigo são fantásticos.  Virei ainda mais #paulanerlovers depois que participei da primeira Paulaner Fest promovida pela importadora Porto a Porto na Sociedade Germânica de Porto Alegre em 2014. Festa incrível que dá saudade só de lembrar!

fabrica-paulaner
Fábrica da Paulaner, em Munique, na Alemanhã. (Foto: Divulgação)

A Paulaner está entre as cervejarias mais festejadas da Alemanha e não é à toa. São mais de 300 anos de história produzindo cerveja seguindo a lei de pureza da Baviera, estabelecida em 1516, que determina que a cerveja deve conter apenas quatro ingredientes: malte, lúpulo, água e levedura, que é o fermento. A Paulaner produz mais de 15 tipos de cerveja; todas usam estes quatro itens, mas em proporções diferentes.

paulaner3
Atualmente os tanques da sala de brassagem levam cobre apenas por fora, para efeito estético; por dentro, são feitos de aço inoxidável. (Foto: Divulgação)

Em 2014, a fábrica localizada em Munique, produziu 300 milhões de litros de cerveja. Desse total, 50 milhões de litros foram exportados, tendo a Itália como principal destino. Ao Brasil as cervejas Paulaner chegam através das importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Weissbier

A cervejaria Paulaner foi fundada em 1634, pelos monges do monastério São Francisco de Paula. Hoje é a maior cervejaria de Munique e também a maior produtora de Weissbier (cerveja de trigo) da Alemanha, além de ser a mais vendida do país europeu.

As cervejas de trigo Paulaner estão disponíveis em 3 versões: Hefe-Weissbier Naturtrüb, Hefe Weissbier Dunkel e Weissbier Kristallklar. Totalmente naturais, de sabores refrescantes e levemente frutadas. A Paulaner Hefe-Weissbier contém leveduras (“Hefe”) que decantam no fundo da garrafa. Quando servidas corretamente, as leveduras de dispersan na cerveja, tornando-as turvas.

Para serem melhor apreciadas, as cervejas Paulaner Hefe-Weissbier devem ser servidas em seu exclusivo copo alto, conforme o vídeo abaixo (não se aplica a Paulaner Weissbier Kristallklar):

Qual a diferença?

O que diferencia a Paulaner Hefe-Weissbier Dunkel das cervejas de trigo claras é sua maior porcentagem de malte de trigo tostado. O malte escuro confere à cerveja uma bonita cor castanha e um aroma refrescante e intenso que recorda o malte tostado.

A Cerveja de trigo escura não é filtrada antes do envasamento, de maneira que as leveduras utilizadas em sua fermentação estão contidas na garrafa. Estas leveduras conferem um sabor especial à cerveja e são fontes naturais de vitaminas e sais minerais.

cerveja-paulaner-hefe-weissbier
Cerveja Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb (Foto: Sabina Fuhr)

Cerveja Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb

Cerveja feita de 60% de malte trigo e 40% de cevada, naturalmente turva. Aromas frutados provenientes da levedura. Em boca destacam-se as notas de frutas amarelas, refrescante com boa acidez e amargor equilibrado.

Degustação:  Harmoniza com entradas, saladas, peixes, aves, salsichas brancas, queijos meia cura e sobremesas a base de frutas.

Graduação alcoólica: 4.90%

Preço médio em lojas: R$ 24,00

cerveja-paulaner-dunkel
Cerveja Paulaner Hefe-Weissbier Dunkel (Foto: Sabina Fuhr)

Cerveja Paulaner Hefe-Weissbier Dunkel

Cerveja feita de 60% de malte de trigo e 40% malte de cevada, de coloração castanho-escuro, sua cor é proveniente somente da torrefação dos grãos de malte. Estilo German Dunkelweizen e tipo Ale (alta fermentação).

Degustação: Possui aroma de frutas passas. Na boca destacam-se as notas frutadas e de toffee com amargor equilibrado e persistente.

Graduação alcoólica: 4.90%

Preço médio em lojas: R$ 24,00

1 COMENTÁRIO

  1. Muito boa essa recomendação. Até então, eu não tinha a noção correta de como servir a bebida sem que ela perdesse suas propriedades. Desta forma, realmente não se perde o sabor da cerveja e permite uma excelente degustação. A partir de agora, farei da forma correta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here