Com uma conceituada trajetória, o chef Aluisio Sabino é um dos nomes mais badalados da atualidade. Extremamente focado e atento a novas possibilidades de criações, segue se aperfeiçoando, pesquisando, experimentando e testando combinações. Criatividade, ousadia e organização são características deste pro­fissional. De volta ao Brasil, já mostrou seu trabalho em restaurantes gaúchos, além de organizar inúmeros eventos sociais como casamentos, formaturas, 15 anos e Bar Mitzvah, entre outros. Atualmente está à frente da cozinha da Casa Vetro, em Porto Alegre. A experiência e reconhecimento adquiridos no Brasil e no exterior lhe garantiram novamente o Prêmio de Melhor Chef Banqueteiro.

Em 2017 assinou a gastronomia da 10ª Feijoada Austral Stella Artois, na programação do Red Carpet Weekend, em Gramado, com curadoria da Embaixada Gourmet. Comandou recentemente o projeto Chefs Table na Casa Cor RS, além de dois jantares no Thirty5ive, em Amsterdam. No retorno à Capital, realizou o lançamento do seu site e do novo cardápio da Casa Vetro.

Sua jornada iniciou em 2001 atuando em eventos e restaurantes de São Paulo. Circulou por cozinhas europeias de Portugal, Espanha e Itália. Trabalhou no restaurante IBOO, em Madrid, focado na cozinha mediterrânea. Percorreu muitos lugares agregando expertise cultural e de sabores. Em 2008 cursou Gastronomia no Instituto de Culinária Italiana. No currículo, traz ainda passagens por estabelecimentos premiados, como o Maní, em São Paulo, da chef gaúcha Helena Rizzo; e o de Martin Berasategui, na Espanha, que ostenta três estrelas no Guia Michelin.

Como principal tendência acredita que a busca pela utilização de produtos locais deve se tornar uma prática, mantendo a proximidade com o produtor, dando preferência aos insumos da região. Será fundamental para uma cozinha de sucesso. Outra mudança imprescindível, na avaliação dele, é na postura dos chefs e gestores com a equipe, a cordialidade e o respeito devem prevalecer. “A cozinha exige dedicação. Sem um bom ambiente de trabalho e uma liderança motivadora é bem provável que o serviço não alcance a qualidade esperada. As pessoas precisam querer estar ali. Eu acredito que cozinhar é, além de tudo, entrega e energia”, a­firma.

Porto Alegre/RS
www.aluisiosabino.com.br
Fone: (51) 99230-9363
Instagram.com/aluisiosabino

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here