11 perguntas para Enio Valli, chef do Guri Cozinha de Origem
O chef Enio Valli. é inspirando pelos preparos à lenha. (Foto Divulgação)

O chef Enio Valli praticamente cresceu dentro de uma cozinha. Seus pais sempre tiveram restaurantes e ele ajudou a família nos empreendimentos por mais de duas décadas. Natural de Pelotas, é graduado em Turismo com especialização em Gestão de Pessoas e Inteligência Empresarial. Cozinheiro autodidata, possui 20 anos de atuação, com experiência profissional internacional em famoso restaurante especializado em carnes e na cozinha patagônica. 

Há pouco mais de um ano é proprietário no Vale dos Vinhedos do Guri Cozinha de Origem, que busca a valorização da gastronomia gaúcha. Em 2019, o Guri conquistou o Prêmio Revista Sabores do Sul de Restaurante Revelação de Bento Gonçalves.  Confira a entrevista com o chef:

Quando e por que se tornou cozinheiro?

Não me tornei cozinheiro por acaso. Nasci praticamente dentro de uma cozinha, pois desde antes do meu nascimento meus pais tinham restaurante. Me criei neste ambiente de cozinha e salão. Desde quando comecei a caminhar já importunava os cozinheiros (as) e garçons dos restaurantes da minha família, brincando e aprendendo. Quando me dei por conta, já estava trabalhando em todos os setores do restaurante. Mas posso dizer que comecei profissionalmente e de forma mais séria há 21 anos, quando tinha 16 anos de idade.

“Um cozinheiro verdadeiro é aquele que corre o risco de errar em preparos diários”‘

Quais chefs te inspiram?

Admiro muita gente, mas os mais famosos são: Francis Mallmann, Massimo Bottura, Victor Arguinzoniz, Claude Troisgros e Alex Atala.

Quais suas influências na gastronomia?

Meus pais, os chefs que admiro, a cultura gaúcha e os preparos à lenha.

Qual ingrediente que não pode faltar na sua cozinha?

A fumaça da lenha. Não é basicamente um ingrediente, mas tempera de forma inigualável os pratos.

Que restaurantes frequenta quando está de folga?

Muito poucos, pois dificilmente estou de folga. Mas os que mais gosto é o D.O.M do Alex Atala, o Origem do Fabrício Lemos e da Lisiane Arouca, a casa do Porco do casal Rueda e qualquer restaurante do Claude Troisgros.

Na cozinha, qual o principal erro que se pode cometer?

Na minha opinião um cozinheiro verdadeiro é aquele que corre o risco de errar em preparos diários sem padronização congeladas. O erro mais permitido em meu restaurante é o erro cometido pela simplicidade e não pelo excesso.

“O maior desafio é fazer com que mais pessoas deem valor à cozinha de verdade”

De um modo geral, como descreve a gastronomia gaúcha atualmente?

Riquíssima, extraordinária, afetiva, deliciosa e pouco valorizada.

Uma harmonização perfeita?

Chimarrão, doces de tacho (pessegada, doce de batata, figada, etc), frio e sol!

De onde vem sua inspiração e criatividade para criar seus pratos?

Busco a perfeição imperfeita dos preparos simples à lenha, onde o astro é o ingrediente e o fogo. Sirvo o que gosto de comer. Tento exaltar a simplicidade em sua plena sofisticação.

LEIA TAMBÉM
Assessoria em Comunicação é o novo segmento de atuação da Sabores do Sul
Algum tempero universal que serve para qualquer prato?

Sal.

Qual o maior desafio para proprietários de restaurantes e cozinheiros nesse momento?

O maior desafio de hoje é o mesmo desafio de sempre, mas de forma mais acentuada. Para mim, o maior desafio é fazer com que mais pessoas deem valor à cozinha de verdade. Sem sofisticações desnecessárias, sem estórias com finalidade comercial, sem preparos congelados, sem produtos químicos, sem dizer que é orgânico quando não é, sem dizer que é Slow Food quando não consegue ser. Onde o “chef” cozinhe de verdade e não apenas seja uma figura comercial. Além disso, mostrar para as pessoas o valor do cultivar, criar, cozinhar e do servir. E que qualidade e quantidade são antagônicas.
Obviamente que à isso que digo soma-se todas as dificuldades legais, tributárias, de mão de obra e de custo que sofremos diariamente.

Bento Gonçalves/RS
Linha 15 da Graciema, 676
Fone: (54) 3459.1084
www.gurirestaurante.com.br
Instagram/gurirestaurante

Já segue o nosso Instagram? Então clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here