Dentro de uma garrada de vinho há muito mais do que uma porção de fermentação do suco de uva. Existe ali a história e cultura de um povo. Consumido desde aproximadamente 6000 a.c, o vinho acompanhou grande parte da evolução econômica e sociocultural de várias civilizações ocidentais e orientais. Em muitos lugares do mundo, o vinho se funde com a tradição local, agrega seus elementos e forma costumes.

E o prazer de beber um bom vinho rompeu o plano material, virou algo divino. O deus grego Dioniso e o deus romano Baco representavam o vinho, e ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimônias religiosas cristãs e judaicas como a Eucaristia e o Kidush.

Neste volume, o leitor encontrará não só um guia completo, como também fará uma viagem por 62 países do Velho e do Novo Mundo, nos quais os melhores vinhos são produzidos. Com mapas e ilustrações, detalhes e curiosidades sobre os países misturam-se aos aromas e sabores que serão encontrados pelo caminho.

E, para brindar o final desta obra, o leitor será surpreendido pelo Curso de Iniciação ao Vinho, ministrado pelo autor, por mais de vinte anos, para mais de 5.000 pessoas. Nele, os leitores encontrarão informações fundamentais, tais como a história do vinho, as variedades de uvas, os métodos de elaboração dos principais tipos de vinho, as etapas de degustação, o serviço e a guarda do vinho, a harmonização de vinhos e alimentos, e os dados estatísticos sobre o comércio mundial do vinho.

Volta ao Mundo em 20.000 vinhos
Autor: Júlio Anselmo de Souza Neto
Páginas: 672
Ano de edição: 2015
Edição: 1ª

livro-sobre-vinhos-2

 

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here