Está aberta a temporada de fondue! Assim que o inverno começa a bater na porta, é dada a largada oficial para temporada de fondue. Para os que preferem ficr no aconchego das cobertas, o chef do Figueira Restaurante, Caio Fontelle, dá dicas essenciais para acertar nos molhos e nos cortes de carne.

O de queijo e o de chocolate são os mais tradicionais e, teoricamente, mais fáceis de fazer. Já o de carne, por ser um pouco mais complexo, confunde os cozinheiros de primeira viagem. O chef do Figueira Restaurante, Caio Fontenelle, destaca que na hora de escolher os cortes não é preciso investir muito. Segundo ele, carnes como o coxão duro, patinho e alcatra são ótimas opções. “Para ficar no ponto certo, o ideal é cortar a carne em lâminas finas de aproximadamente cinco milímetros contra as fibras. Em seguida, tempere com sal, pimenta e azeite”, ensina Caio Fontenelle.

O chef ainda afirma que também é possível acrescentar mignon, alcatra, picanha suína e linguiças de procedência, enquanto o frango não é muito indicado para fondue, pois cortá-lo em pequenas lâminas é tarefa difícil e, se não for desta forma, o sabor pode sofrer alterações. Para fazer um autêntico fondue de carne, a dica de Fontenelle é apostar em molhos como o tártaro, golf, barbecue, aioli, rosê e chimichurri.

fondue 3

Confira como preparar os molhos em casa

Molho Golf

Ingredientes
1 xícara de chá de maionese
1 xícara de café de catchup
1 xícara de café de mostarda
1 colher de sopa de conhaque
1 colher de sopa de molho inglês

Modo de preparo
Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes. Deixe descansar em temperatura ambiente, por cerca de 1 hora. Misture novamente e leve para a geladeira.

Molho Aioli

Ingredientes
4 dentes de alho picados
2 gemas de ovo
250 ml de azeite de oliva extravirgem
2 colheres de chá de suco de limão siciliano
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Bata bem as gemas em uma tigela. Junte o alho. Acrescente aos poucos o azeite, batendo sempre até obter um creme homogêneo. Misture o suco de limão e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve para a geladeira.
* É possível substituir o alho por manjericão ou salsinha.

Molho Tártaro

Ingredientes
1 xícara de chá de maionese
1/2 xícara de chá de picles
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de molho inglês

Modo de preparo
Em um recipiente misture bem todos os ingredientes.

Molho Rosê

Ingredientes
3 colheres de sopa de maionese
3 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de catchup
1 colher de sopa de conhaque
Sal

Modo de preparo
Em um recipiente misture bem todos os ingredientes.
* Salsinha ou manjericão são opções para quem quer incrementar o molho.

Caso você queira experimentar os molhos feitos pelo próprio chef, basta ir no Figueira Restaurante. A partir do dia 1º de junho, o local servirá um cardápio especial para o inverno de fondues.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here