A segunda-feira começou com o cheiro de pão fresquinho na Escola Sabores do Sul. Desde cedo, o padeiro Fabiano Soares, da panificadora Pãozeiro, já preparava massas e as assava. Todas essas delícias faziam parte do 4º Curso de Pães com Fermentação Natural promovido pela escola. O curso, que teve duração de 6 horas, foi sob medida para a aula Evani Lemos.
Na aula, Fabiano ensinou técnicas para o cultivo do Levain; dicas de como utilizar o fermento e também instruiu, na prática, o preparo de pães com o Levain, como Baguettes, pão campanha, ciabattas, focaccias e pão integral 100% de centeio.

+ Veja a agenda de cursos da Escola Sabores do Sul

Fruto da panificação artesanal, sem adição de produtos químicos, o pão Levain, que tem conquistado muitos paladares nos últimos anos, é feito desde a Antiguidade do mesmo jeito. A partir do processo de fermentação natural, que usa o levain, uma espécie de levedura viva, no lugar do fermento químico. A receita do pão natural sempre foi algo misterioso, por isso, há muito tempo optamos pela comodidade do pão francês, que tradicionalmente é pobre em nutrientes e rico em carboidratos simples. Estes carboidratos são digeridos com facilidade e elevam os níveis de açúcar no sangue mais rapidamente. Além de mais saudáveis, os pães de fermentação natural são saborosos. Por fora, uma casquinha firme, por dentro, uma massa leve.

Ficou interessado em aprender a preparar o seu próprio Levain? A Escola Sabores do Sul está com inscrições abertas para a 5ª turma do curso, que ocorre dia 30/4, sábado. Clique no link, confira todas informações e garanta sua matrícula.

Veja a galeria de fotos da aula: 

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here