É mais comum do que as pessoas imaginam não saber fritar ovo. Sim! Existem várias dúvidas, sobre o quanto de óleo colocar, quanto tempo deixar fritando, gema mole, gema dura…Pois então… fritar ovo não é tão simples quanto parece…será?  Temos algumas dicas.

1- Sempre quebre o ovo em um recipiente à parte, assim você pode verificar se ele está bom antes de usar.

2- Use sempre frigideiras antiaderentes. Tem quem acerte sem grudar o ovo em frigideiras comuns, mas as antiaderentes ajudam muito.

3- Sempre comece com a gordura fria, no máximo morna, nunca quente. Na gordura quente o ovo vai pipocar e encher de bolhas, as chances da clara se queimar são grandes. Sobretudo, fritar ovos em gordura quente é perigoso, pois as bolhas espirram gordura quente para todos os lados e provocam queimaduras.

4- Comece com fogo alto e assim que a clara mudar de cor, ficando branca, abaixe e com a ajuda de uma espátula solte o ovo da frigideira.

5- O passo final é regar a gema com a gordura quente, apenas o suficiente para criar uma película delicada.

Quem gosta de gema dura deve continuar regando com gordura até que a gema endureça, mas sempre em fogo baixo, com cuidado para a clara não queimar.

6- Retire ovo do fogo com muito cuidado e ajuda de uma escumadeira ou espátula.

7- Polvilhe de sal e pimenta do reino moída na hora. O ideal é polvilhar já na mesa na hora de servir, nunca antes, jamais durante a cocção, senão o ovo fica “sujo”pelo tempero!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here