Croissant e o pão francês surgiram na França? Negativo. Veja onde esses e outros alimentos nasceram

Existem muitas comidas que acabaram tendo suas origens mescladas ao longo dos anos. No entanto, nomes de pratos não estão obrigatoriamente relacionados a determinado país. Por conta disso, o hellofood, empresa de pedidos via internet presente em cerca de 40 países, traz algumas curiosidades sobre seus nomes e onde surgiram. Confira:

‘French Fries (Batata-frita)’

Equívoco: ‘French Fries’ originaram-se na França.

Origem: Americanos chamam as batatas fritas de “fries”, os ingleses, de “chips”. Todo mundo ama, mas, na verdade, quem as inventou foram os belgas. Um conto diz que eles geralmente fritavam pequenos peixes e, quando não os tinham, substituíam por pequenas batatas.

‘Pão francês’

Equívoco: ou o francês certamente gosta de tomar crédito de grandes obras culinárias, ou o mundo do marketing acredita que ao colocar algo relacionado a França, o nome do prato soará mais saboroso.

Origem: Mesmo sendo populares na França, pesquisadores apontam que um livro de receitas romano do século IV evidencia que o pão francês pode ser, na verdade, italiano.

Nachos

Equívoco: mexicanos comem nachos o tempo todo

Origem: Mesmo que um mexicano originalmente tenha inventado o nachos, eles foram criados para satisfazer o apetite de turistas americanos no país. O homem que os inventou chamava-se “Ignacio”, no espanhol, lê-se “Iguinatio”. Daí a origem do nome.

Espaguete e bolinhas de carne

Equívoco: essa refeição é italiana

Origem: Essa é a famosa refeição do filme “A Dama e o Vagabundo”, no restaurante italiano. Dessa forma, muitos acreditam que esse é um prato que vem da Itália – na verdade ele é de imigrantes da América do Norte. Aprofundando um pouco mais: espaguete e bolinhas de carne nunca são visto nos menus em restaurantes na Itália.

Croissant

Equívoco: croissant é de origem francesa

Origem: Novamente, não é da França. Todo mundo pensa e pronuncia esse nome em francês. Embora existam muitas histórias conflitantes sobre a existência desse alimento, a maioria acredita que foi feito por um austríaco.

Sanduíches

Equívoco: eles vieram da Inglaterra

Origem: John Montagu, mais conhecido como o “Quarto Conde do Sanduíche”, continua recebendo o crédito por colocar queijo e carne dentro de um pedaço de pão. O fato amplamente divulgado é um mito, pois o sanduíche já era consumido no mundo ocidental há pelo menos 1.000 anos antes do nascimento do “Conde”.

Sushi

Equívoco: japoneses comem apenas sushi

Origem: A maioria dos ocidentais pensam em sushi sempre que perguntados sobre comida japonesa. No entanto, a verdade é que sushi não é tão popular no Japão. A refeição geralmente é feita para um evento importante.

Pastéis dinamarqueses

Equívoco: pastéis dinamarqueses são da Dinamarca

Origem: Mesmo que o nome sugira isso, os primeiros pastéis dinamarqueses foram feitos por uma pessoa de Viena, na Áustria. No entanto, mesmo que não sejam os criadores, os doces hoje são famosos naquele país.

Macarrão

Equívoco: o macarrão foi feito primeiro na Itália

Origem: A refeição é sinônimo de Itália, mas um registro histórico diz diferente. Pesquisadores argumentam que o macarrão espaguete foi experimentado primeiro pelos chineses, há 7.000 anos atrás.

Biscoitos da sorte

Equívoco: biscoitos da sorte são chineses

Origem: Esses deliciosos biscoitos que aparecem ao final de uma refeição em um restaurante chinês não foram criados na China. Uma pesquisa sugere que um japonês foi o inventor dessas delícias proféticas.

 

Informações grupo Hellofood



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here