Ingrediente da caponata italiana, da ratatouille francesa, do babaganouch árabe, da moussaka grega, a berinjela já provou que merece um lugar no seu cardápio. Barata e pouco calórica – metade de seu volume é puro ar, o que também lhe confere maciez, ela se presta a numerosos pratos. Funciona em entradas, pratos principais, sucos e até sobremesas.

Uma das principais qualidades da berinjela é mesmo a sua versatilidade, o que faz dela um ótimo curinga para o dia a dia, como mostram as receitas desta reportagem. Sua historia é curiosa porque é bem diferente da imagem do ingrediente saudável que temos hoje. Dá para acreditar que esse legume já foi considerado tóxico na Europa? Por isso o primeiro nome científico que recebeu foi Solanum Insanun, ou fruto insano. Apesar de ter desembarcado no Ocidente – estreou na Espanha, levada pelos mouros – há mais de 1,2 mil anos, só se redimiu da má fama em solo europeu a partir do século XV.

Em outro canto do mundo, no entanto, o legume logo causou boa impressão. Cultivado desde a Antiguidade na Ásia, é bem provável que tenha brotado pela primeira vez na Índia, embora alguns pesquisadores apontem sua origem na China, onde são encontradas diversas variedades da planta.

Formato e aparências diversas Japonesa: Comprida e fina, também é chamada asiática e encontrada nas cores roxa e verde. A polpa, bem macia, possui gosto delicado. É a preferida para saladas e para frituras, como tempura.

Roxa e alongada: É a mais consumida, seja assada, grelhada, frita ou marinada. Frutos mais velhos tendem a ficar menos tenros e mais amargos – por isso, na hora da compra observe se está firme e brilhante.

Baby: As berinjelas baby e mini são variedades colhidas no início do desenvolvimento. O sabor éadocicado e ambas são muito usadas em conservas, mas podem ser também refogadas, fritas, ou assadas.

Italiana: Com formato arredondado e casca púrpura e rajada, tem a polpa adocicada e quase sem sementes. Fica ótima grelhada ou refogada, misturada a uma massa.

Branca: Acredita-se que a branca foi a primeira berinjela conhecida. Deu origem ao nome eggplant (berinjela, em inglês). Tem sabor suave e, por ser firme, é ideal para lasanha.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here