Nhoque de batata
Nhoque de batata

O Nhoque de batata é uma das massas caseiras mais adoradas. A batata é a base dessa tradicional receita que combina bem com qualquer molho. O mais importante ao fazer nhoques é utilizar a menor quantidade de farinha de trigo possível para que eles fiquem macios e leves e, portanto, com melhor textura e sabor. No entanto, não se deve amolecer demais a massa.

Ingredientes
Modo de Preparo
  1. Lave as batatas, coloque-as numa panela com água fria e leve à fervura, deixando cozinhar. Quando estiverem macias, escorra-as, retire as cascas e passe pelo amassador.
  2. Coloque o purê sobre a mesa de trabalho ou sobre uma pedra. Acrescente os demais ingredientes e misture rapidamente a massa. Não se deve sovar por muito tempo a mistura para não liberar o amido da batata, resultando numa massa desagradavelmente pegajosa.
  3. Divida a massa em pedaços e role-os sobre a mesa enfarinhada, formando bastões longos da espessura de um dedo mínimo. Corte em pedaços de 2 cm. Role cada pedaço pelas costas de um garfo, apertando levemente com o polegar para fazer os riscos característicos.
  4. É importante salpicar com um pouco de farinha os nhoques para evitar que grudem.
  5. Cozinhe-os em bastante água fervente salgada, um pouco de cada vez.
  6. Os nhoques estão cozidos quando subirem à tona. Nesse momento, retire-os delicadamente com uma escumadeira e sirva bem quente com o molho de sua preferência.

Dica: Se desejar, personalize o formato do nhoque de batata, modelando a mão em forma de cones, bastões ou bolinhas.

Já segue o nosso Instagram? Então clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here