A carne do porco é bastante apreciada aqui no sul. Seja assada, na panela ou na brasa. Para um jantar ou almoço especial, a dica é a receita Lombo de porco assado à moda chinesa. O sabor do suíno quando combinado com mel, alho e xerez, surpreenderá os seus convidados, garantindo uma refeição extremamente saborosa.

Ingredientes

1 peça (1,8 kg) de lombo de porco com osso para assar
3/4 xícara de chá de molho de soja
1/2 xícara de chá de xerez seco
5 colheres de sopa de mel
2 dentes de alho picados
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de sopa de maisena
1 colher de sopa de água

Modo de preparo

O ideal é que você marine a carne, para que ela fiquei mais macia e saborosa. Para isso, comece espetando os lados mais carnudos do porco com um garfo. Depois, coloque a carne em um saco plástico grande. Em uma tigela média, coloque o molho de soja, o xerez, o mel, o alho e o gengibre. Misture bem os ingredientes e despeje-os para dentro do saco onde se encontra a carne. Retire todo o ar do saco e amarre-o com firmeza. Leve-o à geladeira por 8 horas, no mínimo, ou por uma noite, virando-o de vez em quando.

Na hora de prepará-lo, preaqueça o forno a 160ºC. Retire a carne de porco e a marinada da geladeira. Reserve a marinada. Coloque o lombo em uma forma refratária de 23 x 33 cm. Coloque no forno por 1 hora. Pincele-a com a marinada reservada.  Depois, cubra-a com papel-alumínio. Volte a assar o lombo por mais 1 ½ hora. Lembre-se de pincelá-lo várias vezes durante o processo.  Retire a carne do forno e deixe-a descansar por 15 minutos. Junte a gordura do assado, que se encontra na forma refratária, com a marinada restante. Em uma tigela pequena, junte a maisena com a água fria, mexendo bem. Adicione essa mistura à marinada. Ferva esse líquido de 4 a 5 minutos ou, então, até engrossar. Sirva-a com o lombo de porco assado.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here