Jonas Roso completa 25 anos de dedicação à cozinha oriental

1Melhor Chef de Gramado

O Chef Jonas Roso comanda o Takumi Cozinha Japonesa em Gramado e tem 25 anos de experiência e dedicação à cozinha oriental. (Foto: Takumi/Divulgação)

 

São 50 anos de idade e 25 no universo da gastronomia. Por metade da sua vida, o chef Jonas Roso dedicou seu trabalho na cozinha oriental. Em sua trajetória, recebeu prêmios e certificações internacionais, sempre aperfeiçoando suas técnicas para continuar em evolução constante. Hoje ele assina o cardápio do Takumi Culinária Japonesa, restaurante de sucesso em Gramado, e que permitiu a ele o reconhecimento como o Melhor Chef. Também atua como consultor auxiliando outros empreendimentos gastronômicos.

São 25 anos de dedicação à cozinha oriental 

Natural de São Borja, começou a atuar nesta profissão em 1993, em Porto Alegre. Nos seus primeiros anos, trabalhou com bufê na capital gaúcha, e tinha dois restaurantes de comida japonesa. No ano 2000 se tornou chef no Riversides. Dois anos depois, Roso abriu a Tsunami, uma fábrica de sushi que continua com suas
operações até hoje. A partir de 2005, passou a prestar consultoria em várias cidades do Estado. Em 2007, se mudou para a Serra Gaúcha, onde trabalhou no Wish Serrano, em Gramado, e no Restaurante Galangal, em Canela, até abrir o Takumi, em 2016. Hoje além da sua própria casa, também presta consultoria.

Outras premiações  na história do Chef

Mesmo com uma longa experiência na cozinha oriental, foi em 2014 que começou a aperfeiçoar o seu trabalho, quando chegou ao Brasil os cursos dessa culinária. “Foi neste momento que, de fato, aprendi a fazer o sushi com as mesmas técnicas dos cozinheiros de lá”, comentou. Ele tem proeficiência em culinária japonesa, credenciado pelo governo do Japão, também foi eleito o Chef Revelação de 2014, e em 2015, ficou na primeira posição do Sushi Cheff. Ambos os concursos organizados pelo The International Culinary Institute of Japan.

Um Chef contemporâneo e detalhista

Os chefs Shin Koike, Jun Sakamoto e Hirotoshi Ogawa são as inspirações de Jonas Roso. Eles ministraram alguns dos cursos que o Melhor Chef de Gramado realizou. Seu estilo é contemporâneo, em especial na parte da finalização do prato, prezando muito pelo detalhe, para conquistar os clientes já pela apresentação. O tartar de atum é o seu prato preferido, e é o que os clientes mais gostam no Takumi.

Sempre em busca do novo 

Roso também conta que está em busca contínua de aprender novas tendências e técnicas para seu cardápio. “A aprendizagem é fundamental, pois com o tempo surgem novas formas de preparo e é importante seguir estudando, porque nunca sabemos tudo e sempre podemos conhecer algo diferente”, destaca.

Gramado/RS
Rua Wilma Dinnebier, 79
Fone: (54) 3286-5098
facebook.com/takumigramado
instagram.com/takumigramado

Vai visitar Gramado?
Procure um hotel Aqui!



Booking.com



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here