Para os foliões de plantão o Carnaval é um período que requer muita disposição. A mistura de calor, esforço físico, consumo de álcool e alimentação desregulada pode deixar uma ressaca indesejada. Por isso, é muito importante manter atenção em cuidados básicos durante os 4 dias de festa. A Revista Sabores do Sul colheu dicas de nutricionistas para você aproveitar a festança sem correr riscos.

Hidrate-se. Beber muita água, água de coco, sucos de frutas e chás naturais gelados como de camomila, erva-doce e hortelã é a recomendação principal para aguentar o tranco. Os mais animadinhos podem apostar ainda em bebidas isotônicas ou repositores hidroeletrolíticos que repõem sódio, potássio e carboidratos no organismo. Evite líquidos diuréticos como mate e iced teas, que não auxiliam na hidratação adequada do corpo, bem como refrigerantes, que contêm excesso de açúcar e corantes artificiais. Bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, também são grandes vilãs da saúde na folia. Mais do que nunca vale a máxima “beba com moderação”.

Confira: 7 receitas para curtir o carnaval com muito sabor

Antes de sair de casa para cair na folia, capriche na alimentação. Legumes e verduras, que contêm vitaminas, minerais, água e fibras, devem fazer parte do almoço e do jantar, bem como as frutas (de sobremesa). As massas também são recomendadas por serem fonte de energia, que por sinal é bastante necessária para pular Carnaval. Mas atenção: nada de molhos gordurosos à base de creme de leite, maionese e queijos amarelos. Os grãos também podem ir para o prato, como o feijão e a ervilha. Para completar, proteínas magras. De preferência carnes brancas, clara de ovo, queijos brancos e proteína da soja. Evite os pratos gordurosos e pesados, tipo feijoada, carne suína e rabada, uma vez que são de digestão mais lenta.

Confira: 4 Receitas Refrescantes para o Verão

Desjejum
– Mamão papaia com granola
– Iogurte desnatado
Suco detox

Se você é do tipo que não consegue se alimentar logo cedo, consuma ao menos uma fruta ou um copo de suco de fruta com um tipo de hortaliça (exemplo: maçã e limão com couve).

Lanche da manhã
– Banana prata

Almoço
– Salada de macarrão tipo penne com lascas de peito de frango, cenoura ralada, ervilhas, brócolis e tomate picadinhos e molho de iogurte natural desnatado com cebola, hortelã e um fio de azeite.
Salada Multicereais
– Salada de frutas

Para quem passou da conta na bebida alcoólica ou exagerou na comida, uma dica para desintoxicar o organismo é inserir no cardápio a proteína de soja. A proteína extraída dos grãos da soja ajuda na recuperação do fígado, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e até mesmo no supermercado.
Não esqueça: só exagere na alegria e no amor, não abuse do álcool.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here