A culinária tailandesa guarda algumas peculiaridades e, por isso, tem como principal característica a diversidade dos ingredientes que são diferentes entre si. Em um mesmo prato pode ocorrer a mistura do doce, do salgado, do azedo e do picante. Esta junção permite que os alimentos ganhem novos sabores.

A pimenta é um dos ingredientes sempre presentes, mesmo que discreta, junto com o açúcar mascavo, o curry, o limão e os molhos salgados, como os de soja e o de peixe tailandês que substituem o sal e resultam em uma gastronomia saudável, porém extremamente saborosa. Alguns temperos também não podem faltar, como a cebola, o alho, o gengibre, o coentro, o capim-limão, o tamarindo, o molho de ostra, a pasta de pimenta e o leite de coco.

Os vegetais e as frutas são bastante utilizados, e a maneira como são combinados e temperados conquista muitas paladares, até mesmo os que não estão acostumados. O broto de feijão, a cenoura e a vagem ganham um sabor especial quando preparados nos pratos quentes, enquanto o abacaxi ressalta o sabor do arroz frito.

Em Porto Alegre, todas estas combinações podem ser apreciadas nos pratos elaborados pela chef Thaís Lorea do restaurante Lanna Thai Fusion Cuisine (Rua Barão do Santo Ângelo, 487 – Moinhos de Vento). Após uma pausa em decorrência das festas de final de ano, o Lanna Thai está com as portas abertas de terça a sábado, entre 19h e 23h.

Por Sandra Vargas – Caligrafia Comunicação



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here