Foto: Sabina Fuhr

Cuca de uva é sucesso sempre!

Ingredientes
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de açúcar
1 e 1/2 colher de sopa de fermento biológico
1xícara de chá de leite morno
1 xícara de chá + 1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 ovos

Para a cobertura
2 cachos de uva preta (bordô)
1 xícara de chá + 2 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
Raspas da casca de 1 limão ou essência de baunilha
1/4 de xícara de chá de manteiga cortada em pedacinhos

Modo de preparo
Faça a massa: coloque a farinha em uma tigela com o sal e o açúcar, abrindo um buraco no meio da farinha. Dissolva o fermento no leite e coloque na depressão formada na mistura da farinha. Faça movimentos circulares, de dentro para fora, até o líquido ficar incorporado à farinha.
Amasse ligeiramente e deixe descansar por 15 minutos. Derreta a manteiga e adicione à massa. Junte os ovos. Sove bastante a massa, para que fique lisa e homogênea. Deixe descansar por 30 minutos. Unte a forma retangular média e espalhe a massa. Reserve.

Faça o recheio:lave bem as uvas e tire dos cachos. Seque. Espalhe os bagos de uva por cima da massa. Prepare uma farofa, misturando o açúcar, a farinha, as raspas de limão (ou a essência de baunilha) e a manteiga. Espalhe sobre as uvas com as mãos, criando farelos. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por 30 minutos, até superfície começar a dourar.



5 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, gostaria de saber qual é a quantidade de leite na receita, uma vez que não consta na relação dos ingredientes, somente no modo de fazer.
    Obrigada

  2. Eu que agradeço pela resposta….. Estou morrendo de vontade de uma cuca de uva deliciosa, mas é mto difícil achar em SP, então farei a minha e matarei a saudade das delícias do Sul… Abraço!!!

  3. vou tentar fazer, depois eu conto…já fiz cucas quando morei em São Leopoldo há uns 25 anos + ou – mas lembro que batia uma massa meio mole com a mão..vou tentar esta depois eu conto.Abraços

  4. Fiz essa receita e não ficou boa não. Acho que essa massa deveria ser mais mole e essa ficou muito dura. As cucas de uva de Gramado me deixam com agua na boca até hoje e essa receita assim como está eu não perderia tempo nem ingredientes pra fazer novamente. Gostaria se possivel daquela receita que fica bem mais parecida com um bolo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here