Quantas vezes vocês já deve ter folheado revista e livros de receitas culinárias e concluído que aqueles bolos e tortas em fotos incríveis estavam muito além do seu talento? Eles podem ser preparados com relativa facilidade, mas para isso você precisa aprender a dominar algumas técnicas simples e observar alguns métodos e princípios básicos. A base de tudo é a massa, em suas diversas formas; por isso, seguindo rigorosamente as instruções de cada receita, você poderá em pouco tempo colocar a “mão na massa” literalmente fazendo suas receitas sem complicações.

Tipos de massa

A massa para bombas é fácil de fazer, mas siga a risca as quantidades indicadas. Ela é utilizada em várias receitas, como por exemplo, a de éclairs e a de cisnes. A massa básica para tortas é de textura leve. Para obter uma coloração dourada, utilize farinha de trigo integral ou então acrescente 1 colher de chá de canela. A massa podre deve esfarelar com facilidade, e o seu preparo é simples, mas deve-se usar água gelada e trabalhá-la rapidamente, para evitar que o calor das mãos a torne mole demais.

Recheios e coberturas

Frutas frescas sempre dão as tortas uma aparência bonita e natural. O creme de baunilha é a base para tortas de frutas e serve também como recheio para éclairs e carolinas. Para conseguir um acabamento brilhante, pincele as tortas geleia diluída em um pouquinho de água.

Formas

As formas de metal são as mais adequadas para assar massas: conduzem bem o calor e ajudam a obter uma massa perfeita e bem crocante. Use formas com bordas onduladas para tortas doces e com bordas lisas para as salgadas. Além disso, prefira formas de alumínio mais grosso, pois as muito leves tendem a deformar, prejudicando o aspecto da torta. Existem forminhas individuais com os mais diversos formatos; assim, escolha recheios adequados a cada um: morangos cortados ao meio ficam bem em forminhas com formato de coração; fatias de maça ou pêra combinam com formas de losango ou formatos de barquinho. Amoras, cerejas ou framboesas podem ser enfileiradas em forminhas quadradas, em forma de losango ou mesmo redondas. As forminhas de canapés também servem para tortinhas doces ou salgadas. Recheie essas tortinhas com vegetais ou frutas pequenas inteiras. Experimente colocar massa para bomba em formas de canudinho.

Massa podre básica

Ingredientes: 1 ½ xícara (chá) farinha de trigo ½ xícara (chá) de açúcar 3 gemas 2 gostas de essência de baunilha 1/3 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente 1 pitada de sal Preparo: Peneire a farinha com o sal sobre uma superfície lisa e fria. Faça uma cova no centro da mistura e coloque o açúcar, as gemas e a essência de baunilha. Com a ponta dos dedos de uma das mãos, para não esquentar a massa, misture os ingredientes até obter uma massa lisa e cremosa. Junte a manteiga e continue amassando, incorporando-a aos poucos a massa. Trabalhe delicadamente a massa, até ficar homogênea. Embrulhe-a em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here