Cheesecake Umami

O cheesecake é um doce tipicamente norte-americano, cujo preparo tradicional é feito com uma deliciosa massa quebradiça,  recheio adocicado e uma cobertura de frutas vermelhas. Para surpreender a família e os amigos nas festividades de final de ano, o Comitê Umami elaborou, em parceria com a chef de cozinha, Mariane Sato, uma versão ainda mais saborosa do prato, com o quinto gosto acentuado.

Entenda
Graças à presença do queijo parmesão na massa e o toque final reservado à compota de tomates pelados, alimentos umami, ao experimentar o prato, observe se: mesmo após ingeri-lo você continua com água na boca, isto é, se há aumento da salivação. Com certeza há, pois esta é uma das principais características do quinto gosto, que também favorece a permanência do Umami na boca por mais tempo, aumentando a satisfação e prazer ao se alimentar.

Ficou curioso e quer saber mais sobre alimentos Umami? Confira essas e outras receitas no portalumami.com.br.

 

Cheesecake Umami
Cheesecake Umami

Ingredientes

Massa
2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
8 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 ovo batido
meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Creme de queijo
4 embalagens de cream cheese (600 g)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de suco de limão
3 ovos

Compota de tomate
500 g de tomates maduros, sem pele e sem sementes, cortados em cubos
Meia xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo
Prepare a massa: em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a manteiga, e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Junte o ovo, o queijo ralado, o açúcar e o sal, e misture bem até formar uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e leve à geladeira para descansar por 1 hora. Forre uma superfície com filme plástico e disponha a massa sobre ele. Cubra com outro pedaço de filme plástico e abra, com o auxílio de um rolo, até a espessura de 1 cm. Retire o filme plástico de cima e forre o fundo e as laterais de uma fôrma, redonda (20 cm de diâmetro), de fundo removível. Leve ao forno médio, preaquecido (180 graus), por 10 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno e aguarde esfriar.

Preparo do creme

Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese e bata em velocidade baixa até formar um creme. Junte o açúcar, aos poucos, a essência de baunilha, o suco de limão e os ovos, um a um, até formar uma mistura homogênea.

Disponha sobre a superfície da massa pré-assada e volte ao forno baixo (150 graus), por 45 minutos. Retire do forno e reserve.

Enquanto isso prepare a compota de tomate: em uma panela grande, coloque o tomate e o açúcar, e cozinhe em fogo baixo, com a panela semitampada, por 20 minutos, ou até o tomate começar a desmanchar. Retire do fogo, deixe amornar, cubra a superfície da torta e leve à geladeira até o momento de servir.

Dica: não misture muito a massa para evitar que o glúten se desenvolva em excesso e a massa fique quebradiça.
 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here