Foto: Campanha Doce Equilíbrio/Divulgação

A Receita do Brigadeiro de Castanha Portuguesa é sugestão da Campanha Doce Equilíbrio, uma iniciativa do setor sucroenergético e tem como objetivo promover a informação sobre o equilíbrio na alimentação e estilo de vida. Equalizando o debate sobre o açúcar como componente que pode e deve fazer parte de uma vida saudável, a campanha visa o bem-estar da sociedade. 

Ingredientes
750g de castanha portuguesa
2 colheres de sopa de cacau meio amargo em pó
1 cálice de rum
1 colher de chá de essência de baunilha
1 limão siciliano
100g de manteiga
150g de açúcar refinado
2 folhas de louro
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto

Modo de fazer
Ao escolher as castanhas, dê preferência às que estiverem com as cascas fofas. Lave-as e faça um corte longitudinal sobre cada uma (em duas metades). Em seguida, coloque-as para cozinhar em água levemente salgada, com azeite (para facilitar na hora de descascar) e o louro por cerca de 40 minutos.
Quando estiverem cozidas, descasque-as e, então, passe-as numa peneira para fazer um purê. Num recipiente que possa ser levada para banho-maria, junte o açúcar, a baunilha, e raspas da casca do limão ao purê de castanhas e misture tudo.

Agora, ponha o recipiente em banho-maria e dilua o purê, já com os demais ingredientes, e adicione o rum e a manteiga, mexendo suavemente. Quando tudo estiver bem homogêneo, deixe esfriar e, depois de frio, coloque pequenas porções entre as palmas das mãos e as enrole como pequenas bolinhas.

À medida que estejam prontas, coloque-as numa folha de papel manteiga com cacau em pó espalhado e passe as bolinhas. Por fim, coloque-as em forminhas de papel para servir.



1 COMENTÁRIO

  1. Caraaaaaamba que receitinha deliciosa, essa eu tenho que admitir que ainda não conhecia!
    Vou fazer e depois volto aqui falar como ficou, ok?
    Parabéns e sucesso, artigo ficou muito bem feito ;)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here