Em tempos de blogs, Facebook, Twitter, Instagram e demais sites de relacionamento todo mundo adora fotografar e publicar suas fotos para os amigos ver. No entanto, nem sempre o resultado fica bom, pois a fotografia tem suas técnicas. Fotografar comida, então, não é exatamente a tarefa mais simples do mundo. Muitas vezes aquele almoço delicioso que você preparou, nem de longe lembra a delícia que está sobre a mesa.

O fotógrafo João Ricardo, especialista em fotografar alimentos, responsável por muitas das belas fotos publicadas na Revista Sabores do Sul, dá algumas dicas para você registrar aquele prato maravilhoso.

1 – Não se esqueça dos closes! Fotos em modo macro revelam as texturas e detalhes do alimento e proporcionam outro ponto de vista para quem o vê.

2 – Corrija o balanço de branco da foto (WB na câmera: modo que seleciona o tipo de luz que você está usando, exemplo: luz diurna, luz encandecente, luz fluorescente e etc.). Clicar alimentos sob uma luz fluorescente pode deixá-lo com uma aparência estranha. Geralmente os tons quentes (mais amarelos), dão um aspecto mais saboroso aos alimentos.

3 – Prefira a luz natural para iluminar a cena. Fotografe durante o dia, perto de uma janela para capturar o máximo da luz externa. Caso precise fotografar de noite, evite o uso do flash diretamente na comida. Utilize um difusor ou redirecione-o para rebater nas paredes e no teto, o resultado fica mais natural.

4 – Se possível utilize um tripé. As fotos feitas dentro de ambientes nem sempre possuem luz o suficiente e esse é um recurso apropriado para estabilizar e prolongar o tempo de exposição da câmera.

5 – Experimente novos ângulos para a foto. Não se limite apenas a um ponto de vista, invista em cliques do topo, direita, esquerda, gire o prato para que o lado mais bonito da comida fique virado para câmera, experimente outras composições.

6 – Interferir nos alimentos pode dar mais dinamismo à imagem, além de deixá-la mais rica em detalhes. Por exemplo, fatie o bolo e revele suas camadas internas. Deixe algumas migalhas ao redor para deixar a foto real.

7 – Uma dica mais técnica: existem alguns truques de fotógrafos profissionais para deixá-lo ainda mais vistoso. Os alimentos ressecam então, um pouco de óleo das carnes e nas massas assim como spray de água nas hortaliças ajudam na aparência saudável.

8 – Beleza é fundamental! Pequenos detalhes fazem toda a diferença. Dê atenção à todos os elementos da imagem: uma bela louça, um guardanapo charmosa, uma toalha que combine e os próprios ingredientes da receita caracterizam o ambiente. Nada de excessos, o foco é o alimento. Menos pode ser mais, não esqueça!

9 – Depois dessa maratona fotográfica de meia hora! seus convidados estarão famintos, uma boa dica é servir seus convidados primeiro e deixar o prato mais bonito para foto.

João Ricardo Fotografia e Arte
www.joaoricardo.fot.br
estudio@joaoricardo.fot.br
Fone: (51) 3594-1415



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here