COMPARTILHE
Liliana ao lado do marido e também chef Leonardo Magni (Crédito: Divulgação)

Graduada em Gastronomia pela Unisinos e pós-graduada em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Liliana Andriola complementou a sua formação com especialização em sorvete e sobremesas geladas no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. A chef ainda possui experências nos restaurantes Le Bistrot, Pâtissier, com Marcelo Gonçalves, Carême Bistro, no Rio de Janeiro, com Flávia Quaresma, e Sapore di Pasta, em Santa Catarina. Desde 2009 é chef e sócia-proprietária do Mandarinier Gastronomia, ao lado do marido Leonardo Magni, em Porto Alegre.

Quando e por que você decidiu ser chef? Não houve um momento específico, eu passei um ano onde não sabia que faculdade fazer, e um dia meu irmão veio com um folheto da Unisinos falando que iriam abrir um curso de gastronomia, fazia as vezes uns bolos e achei que iria gostar. E logo que entrei no curso, quis começar a trabalhar para ver se iria gostar mesmo. Hoje em dia não me imagino fazendo qualquer outra coisa.

Quais chefs te inspiraram? Sou da confeitaria, muitas chefs e muitos confeiteiros me inspiraram. Osvaldo Gross, Jefferson Rueda, Ivan Rolston, Leo Paixão e Saiko Izaw

Quais são as suas influências na gastronomia? A confeitaria francesa me influência muito pela técnica. Gosto também da gastronomia regional, adoro os doces daqui.

Qual ingrediente não pode faltar na sua cozinha?
Baunilha, porque faz a coisa mais simples ficar deliciosa.

E aquele que não entra de jeito nenhum?
Essências, por exemplo: gelatina com sabor. Detesto sabores artificiais.

Que restaurante frequenta quando está de folga? Quando estou de folga gosto de ir no Olivos 657, Del Barbieri, Rambla, The Raven, Lucca, Hotel Roma e Matracafé. Porque são lugares onde a comida tem padrão e é de qualidade!

Na Cozinha, qual o principal erro que se pode comer?  Acho que arrogância e  o egocentrismo não levam a nada. Gosto de pessoas comprometidas e humildes, gente que sabe trabalhar em equipe e que tem bom humor.

Para você, o que é tendência em gastronomia atualmente? A utilização de produtos artesanais e de pequeno produtor, além da utilização de ingredientes não convencionais.

Uma harmonização perfeita? Café e bolo de chocolate

Quais os planos para o futuro? Tenho muita vontade de fazer uns cursos de confeitaria fora do país. Com o restaurante esperamos aumentar o número de lugares e fazer uma reforminha que renovar o ambiente.

Se você soubesse que morreria hoje, qual seria a última refeição? Uma sobremesa que eu faço e adoro, porque é simples tem contraste de sabor e temperatura. Waffle com compota de figo e chantilly de leite de cabra.

Mandarinier Gastronomia
R. Alberto Tôrres, 228
Fone:(51) 3517-7703

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here