
Natural de Sananduva, no Noroeste do Rio Grande do Sul, ele se mudou para a Serra Gaúcha aos 17 anos e desde lá trabalha na Rede GJP Hotels & Resorts. Em 16 anos de dedicação à rede, Facione Biasi atuou em diversas áreas. Iniciou como copeiro e depois em setores da área de alimentos e bebidas: café da manhã, garçom, açougue, confeitaria, entre outros. Hoje, é Chef Executivo e comanda uma equipe com cerca de 60 colaboradores divididos nos restaurantes da rede. Aos 34 anos, ele é uma das lideranças do complexo gastronômico do melhor hotel de montanha do Brasil, o Serrano.
Quando e por que você decidiu ser cozinheiro? Além da influência da minha mãe e irmã, que são ótimas cozinheiras, minha trajetória na cozinha está intimamente ligada ao hotel Wish Serrano de Gramado/RS. As oportunidades e experiências proporcionadas pelo hotel, chefias e colegas de trabalho, fizeram com que eu me encantasse com área de alimentos e seguisse no aprimoramento e desenvolvimento neste setor.
Quais chefes te inspiraram? Chef Emínídeo Monte da Silva e chef George Nascimento.
Quais são as suas influências na gastronomia? Filho de descendentes de alemão e italiano, na culinária, tive a influência marcante das duas regiões nos meus temperos, principalmente, massas e molhos.
Qual ingrediente não pode faltar na sua cozinha? Na minha cozinha, o ingrediente que não pode faltar é o amor.
Que restaurante frequenta quando esta de folga? O que mais te chama a atenção? Gosto de tudo. Mas meus preferidos são locais que servem bons cortes de carne e da culinária japonesa.
Na cozinha, qual o principal erro que se pode cometer? Falta de interesse e má vontade no trabalho.
Para você, o que é tendência em gastronomia atualmente? Comidas leves. As pessoas estão preocupadas com a saúde. A atualidade tem buscado uma cozinha mais autêntica, porém sem perder os cuidados com o excesso de gorduras, sal e açucares.
Uma harmonização perfeita? Carré de cordeiro, corte que abrange a costela e o lombo, com molho de vinho acompanhado de purê de batata doce gratinado com açúcar mascavo.
Quais os planos para o futuro? Tenho interesse em aprimorar conhecimento, misturar sabores de localidades diferentes.
Se você soubesse que morreria hoje, qual seria sua última refeição? Certamente apreciaria um bom restaurante de culinária japonesa.