COMPARTILHE

Os temperos são essenciais em qualquer despensa. Além de incorporarem o sabor dos seus pratos, eles nos auxiliam a reduzir um dos grandes vilões da saúde, o sal.  Tão importante quanto saber escolhê-los, é saber  como combiná-los. Por isso, o Top List desta semana separou 10 temperos indispensáveis e fáceis de combinar com a culinária do dia-a-dia. Confira:

Pimenta do Reino

Vinda lá da Índia, a pimenta do reino é utilizada desde os tempos mais antigos. Além de dar um sabor picante à comida, ajuda o organismo a absorver os nutrientes e também facilita a digestão. Ela é encontrada nas variedades; verde, vermelha, branca e preta. A cor varia de acordo com a fase em que é colhida. O tempero combina com carnes e molhos, mas lembre-se: não exagere na quantidade!

Peppercorns Spices in the sea shells on wood

Açafrão

Além de deixar os pratos com uma cor linda, o sabor do açafrão é único. A especiaria é famosa desde a antiguidade, principalmente na culinária mediterrânea.  É indicado para temperar risotos, aves, caldos, massas e doces.

açafrao

Noz Moscada

A noz moscada possui um sabor adocicado e um aroma bastante forte. Ela é nativa das Ilhas Moluccas e é muito utilizada na índia. Combina bem com quase tudo, porém não devemos utilizar mais que duas colheres do sopa, pois ela pode intoxicar o corpo.  Vai bem com queijos, abóboras, sopas, espinafres, massas, caldos, molho branco, risotos, pratos indianos e etc. Além de dar um sabor único a bebidas, como cappuccino e vinhos.

nos_moscada

Manjerona

A manjerona é outro tempero que vem das terras mediterrâneas. Possui uma folha semelhante com a do orégano, porém o sabor é diferente. Ela é ideal para aromatizar simples saladas  e para valorizar carnes e aves,  assim como pratos à base de tomate, sopas, saladas e com manteiga derretida em peixes grelhados. Vale a pena experimentá-la no feijão preto, o sabor [e incomparável!

especiariamanjerona

Manjericão

O manjericão possui um sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. É o principal ingrediente do clássico molho ao pesto.

manjericao

Orégano

O tempero indispensável para pizzas! Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar. Podemos utilizar as folhas secas ou frescas, fica ao critério de cada um.

orégano

Alho

O alho pode ser utilizado de diversas formas, cru,refogado, picado ou em rodelas. Em geral, os povos mediterrâneos são os maiores apreciadores, empregando-o, geralmente, junto com o tomate e a cebola. Fica ótimo em carnes assadas e também para temperar o arroz branco.

alho2

Cebolinha

Muito utilizada em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas. Geralmente é combinada com a salsinha!

cebolinha

Gengibre

A raiz é quente, doce e picante. Moída, é ideal para bolos, pães, molhos, sopas, aperitivos, carnes, peixes, aves, legumes, saladas e frutas. Experimente usá-lo junto com o alho no arroz branco, fica um delícia!

gengibre

Salsa

A salsa ou salsinha combina muito com canapés, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, grelhados e recheios. O ideal é utilizá-la enquanto está fresca. É bastante utilizada na maionese aqui do sul.

salsinha

1 COMENTÁRIO

  1. A pimenta vermelha, mostrada em primeiro plano como sendo do reino, na verdade é Pimenta Rosa.
    Ela é muito usada na Europa em embutidos. Trata-se da semente de um arvoredo, muito comum no Espirito Santo e sul da Bahia
    de nome Aroeirinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here