vinicola aurora vinho
Foto: Eduardo Benini
Por Sabina Fuhr – 

Aos 89 anos a Vinícola Aurora tem muito a comemorar. A maior cooperativa do segmento do Brasil, hoje conta com 1, 1 mil famílias associadas, 64,5 milhões de litros envasados em 2019, faturamento anual de R$ 558 milhões e quase 700 premiações nos principais concursos mundiais.

Para a vindima desse ano, a expectativa é de colher 85 milhões de quilos da fruta (entre associados e terceiros) representando, aproximadamente, 15% do total da safra gaúcha para processamento. Atualmente a Aurora tem 220 produtos, como suco de uva, vinho de mesa, espumantes premium e vinhos finos, divididos em 13 linhas.

Nova Unidade no Vale dos Vinhedos
Hermínio Ficagna
O diretor superintendente da Aurora, Hermínio Ficagna. (Foto: Sabina Fuhr)

Acompanhada de um grupo de jornalistas visitei as três unidades da Aurora durante a vindima 2020. Começamos conhecendo a unidade industrial do Vale dos Vinhedos inaugurada em maio de 2019. Possui uma área total superior a 24 mil metros quadrados com estrutura para abrigar o crescimento contínuo da vinícola por décadas. O diretor superintendente da vinícola, Hermínio Ficagna, conta que inicialmente a unidade será exclusiva para elaboração, envase e rotulagem do suco de uva, item que responde por cerca de 60% da produção total da cooperativa.

LEIA TAMBÉM
A Gueixa: para recomendar sem medo de errar
Gin: ele voltou em versões irresistíveis

Turismo na Aurora

Seguimos para a matriz da Aurora no Centro de Bento Gonçalves. É nesse espaço que a vinícola recebe os visitantes com atividades voltadas ao enoturismo. Somente em 2019 mais de 202 mil pessoas estiveram por lá.

vinicola aurora corredores
Foto: Sabina Fuhr

A Aurora foi a primeira vinícola que visitei na vida na década de 1990 e retornar é sempre muito nostálgico. Lembro que achei impressionante percorrer o túnel subterrâneo e conhecer a produção dos vinhos.

Túneis subterrâneos da vinícola Aurora
Túneis subterrâneos da vinícola Aurora. (Foto: Sabina Fuhr)

Pioneira no enoturismo na Serra Gaúcha, recebe há seis décadas viajantes do país e do Exterior para visita guiada, prova dos vinhos e varejo.

William Paim
O enólogo William Paim. (Foto: Sabina Fuhr)
Degustação de Vinhos Especiais

Nossa passagem por lá foi super bacana. Fomos recebidos pelo enólogo William Paim, que além de mostrar toda a estrutura da vinícola conduziu uma degustação com vinhos bem especias.

sala degustação vinicola aurora
Sala de degustação Aurora. (Foto: Eduardo Benini)

Começamos pela análise sensorial do Azeite de Oliva Extra Virgem Pequenas Partilhas Meio Dia. Um produto das variedades Picual e Arbequina elaborado no Chile.

Azeite de Oliva Extra Virgem Pequenas Partilhas
Azeite de Oliva Extra Virgem Pequenas Partilhas Meio Dia. (Foto: Sabina Fuhr)

Provamos também seis vinhos: o branco Aurora Edição Única Riesling Itálico 2014; o Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc; os novíssimos Gran Reserva Cabernet Sauvignon, o Gran Reserva Tannat e o D.O Merlot Vale dos Vinhedos. Esses três últimos ainda sem rótulos e com previsão de lançamento ainda em 2020. Também experimentamos o espumante Brut Rosé Aurora.

vinhos aurora
Rótulos que provamos. (Foto: Eduardo Benini)

Foi muito bom constatar que a Aurora está fazendo vinhos de qualidade com ótimo custo benefício. Se faz tempo que você não prova vale a pena conferir. Várias supermercados têm a venda, mas também dá para comprar online em lojas virtuais.

taça de vinho tinto aurora
Aurora está produzindo um Merlot D.O Vale dos Vinhedos. (Foto: Sabina Fuhr)

Entre as marcas consagradas da vinícola estão: Aurora (vinhos e espumantes), Pequenas Partilhas, Aurora Procedências, Aurora Pinto Bandeira, Marcus James, Saint Germain, Clos des Nobles, Casa de Bento, Conde, Keep Cooler entre outras. Certamente você já provou alguma.

Keep Cooler: clássico da Aurora.
Almoço na Aurora em Pinto Bandeira

Após a visita na matriz fomos recebidos na unidade da Aurora em Pinto Bandeiro pelo presidente do Conselho de Administração, Itacir Pedro Pozza,  com espumantes e uma apetitosa mesa de antepasto assinada pela chef Márcia Dalla Chiesa.

parreiras de chardonnay Aurora
Chardonnay está entre as uvas plantadas em Pinto Bandeira. (Foto: Sabina Fuhr)

O local tem 24 hectares sendo 16 hectares plantados de castas como Chardonnay, Riesling Itálico e Pinot Noir, destinadas para a produção de espumantes.

taça espumante aurora
Foto: Sabina Fuhr

Pinto Bandeira é uma Indicação de Procedência de vinhos finos tranquilos e espumantes, reconhecida pelo INPI em 2010.

espumante moscatel aurora
Aurora Moscatel. (Foto: Sabina Fuhr)

Os vinhedos da vinícola Aurora em Pinto Bandeira já serviram de cenário para a gravação do programa MasterChef Brasil.

espumante Aurora Pinto Bandeira Extra Brut
Aurora Pinto Bandeira Extra Brut

Provamos a Aurora Moscatel, espumante branco doce elaborado pelo método Asti a partir de Moscato Giallo e Moscato Bianco. Fácil de beber e de gostar! Provamos também a Aurora Pinto Bandeira Extra Brut elaborada pelo método tradicional com blend de 60% Chardonnay, 30% Pinot Noir e 10% Riesling Itálico, com pelo menos 24 meses de contato com as borras. Ótima cremosidade e frescor.

Aurora Pinto Bandeira Chardonnay
Aurora Pinto Bandeira Chardonnay com Saladas de Folhas. (Foto: Sabina Fuhr)

Como Entrada no almoço foi servido Salada de Folhas com Cogumelos e Queijo de Cabras. Para harmonizar o vinho Aurora Pinto Bandeira Chardonnay.

Aurora Reserva Merlo
Agnolotti de Beterraba com Aurora Reserva Merlot. (Foto: Sabina Fuhr)

O Primeiro Prato foi Agnolotti de Beterraba assada defumada com Molho de Manteiga queimada, cebola e amêndoas. O Aurora Reserva Merlot foi o vinho escolhido.

matambre recheado com vinho tinto
Matambre Recheado harmonizado com Aurora Millésime 2017. (Foto: Sabina Fuhr)

Um delicioso Matambre Recheado com Purê de Raízes, Panko e Crocante de Couve foi o Prato Principal. Para harmonizar o vinho Aurora Millésime 2017.

Aurora Colheita Tardia
Aurora Colheita Tardia para acompanhar o Rocambole de Laranja Kinkan. (Foto: Sabina Fuhr)

Para finalizar a refeição Rocambole de Laranja Kinkan e Farofa Doce muito bem combinado com o vinho de sobremesa Aurora Colheita Tardia.

aurora pinto bandeira
Unidade da Aurora em Pinto Bandeira. (Foto: Sabina Fuhr)

Por enquanto a unidade de Pinto Bandeira não é aberta para visitação. Recebe o público somente em alguns eventos especiais.

Horários de visitação

Segunda a sábado: 8h15 às 17h15
Domingos: 8h30 às 11h30
Grupos acima de 10 pessoas é necessário agendamento prévio

Vinícola Aurora
Bento Gonçalves
Rua Olavo Bilac, 500
Fone: (54) 3455.2000
vinicolaaurora.com.br
Instagram/vinicolaaurora

*Estivemos na Vinícola Aurora a convite da Press Trip Vindima 2020 da Agência ConceitoCom 

Já segue o nosso Instagram? Então clique aqui!

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here