Victor Jongh: preservando a autenticidade da cozinha tailandesa

1Chef Revelação de Porto Alegre

Victor Jongh é chef do Thae Mee. (Foto: Lisa Roos)

2Chef Revelação de Porto Alegre

Um dos pratos do chef Victor Jongh. (Foto: Lisa Roos)

 

 

A trajetória de Victor Jongh, portoalegrense que hoje está à frente da cozinha do Thai Mee, teve início na cozinha de casa, onde aprendeu as primeiras receitas com a avó Miguelina, que considera “uma cozinheira de mão cheia”; e na churrasqueira, auxiliando o pai nos churrascos da família. Em 2019 Victor Jongh comemora a conquista do Prêmio Revista Sabores do Sul de Chef Revelação de Porto Alegre.

LEIA TAMBÉM:
Confira todos os premiados de 2019

Victor Jongh estudou muito

Daí para uma escola de gastronomia o caminho era certeiro. Em 2004, já era destaque da Escola de Gastronomia do Senai/RS, quando foi indicado para trabalhar no restaurante Sanduíche Voador, um clássico da gastronomia de Porto Alegre, onde alcançou o posto de chef depois de um ano de trabalho. Com a referência dos lendários da velha guarda francesa Paul Bocuse e o mestre Joël Robuchon, tempos depois, estudou na Escola de Artes Culinárias Laurent Suaudeau  – discípulo do monsieur Bocuse -, em São Paulo.

Imersão pela gastronomia tailandesa

Em 2007, Victor Jongh assumiu a nova cozinha do Koh Pee Pee, onde deu início a uma verdadeira imersão pela gastronomia tailandesa, que durou 10 anos. De lá, em 2017, migrou para o Thai Mee, onde inaugurou a cozinha, apostando na preservação da autenticidade da cozinha tailandesa, nos processos artesanais e no contato com o pequeno produtor. “Aqui produzimos todas as pastas de curry e o leite de coco que utilizamos, por exemplo”, revela.

Equilíbrio de sabores

O grande segredo da culinária tailandesa, segundo ele, é o equilíbrio de sabores. “O ácido, o salgado, o doce, o picante e azedo”, explica, destacando que o processo de  criação é cuidadoso. “Inclui muita pesquisa, leitura, trabalho de campo e ensaios práticos testados a exaustão até alcançar o alto padrão que queremos”, revela.

Porto Alegre/RS
Av. dos Estados,111
Fone: (51) 3362.6222
Instagram/@victorjongh

Já segue o nosso Instagram? Então clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here